Resgate 2 | Como Tyler Raker sobreviveu?
Por Durval Ramos • Editado por Jones Oliveira |
O primeiro Resgate terminou de um jeito bastante amargo. Depois de virar Bangladesh de cabeça para baixo para proteger uma criança de mercenários e do crime organizado, o herói Tyler Rake (Chris Hemsworth) é ferido mortalmente e encerra o longa supostamente partindo desta para a melhor. Só que, três anos depois, a sequência que acaba de chegar à Netflix revelou que nada é capaz de parar um brucutu de ação e o personagem retorna em Resgate 2. Mas como Tyler Raker sobreviveu?
- 5 ótimos filmes para assistir na Netflix em junho de 2023
- 7 filmes de ação que serão lançados na Netflix em 2023
Essa é a pergunta que os fãs se fizeram ao longo de todo esse tempo. Desde o anúncio da continuação, o streaming vem fazendo mistério sobre as condições do retorno de seu protagonista e, com o filme finalmente chegando à plataforma, chegou a hora de descobrir como o personagem retornou dos mortos para explodir mais algumas cidades por onde passa.
A boa notícia é que a explicação dada pelo roteiro de Joe Russo e Sam Hargrave é bem mais simples do que muito se especulava, sem precisar apelar para nada espetacular ou fantasioso. Por outro lado, é uma solução que esvazia muito da carga emocional do primeiro Resgate.
Como Tyler Rake morre no primeiro Resgate
O primeiro Resgate foi uma enorme surpresa da Netflix por ser uma franquia inédita que surgiu sem muito alarde e conquistou os fãs do gênero com grandes sequências de ação muito bem produzidas e com uma boa dose emocional para dar significado aos tiroteios. E é nesse contexto que o longa se fecha.
Toma a trama dessa primeira aventura gira em torno de Rake lutando contra um exército de mercenários para salvar Ovi (Rudhraksh Jaiswal) da mira do crime organizado. Isso faz com que o herói vire bangladesh de cabeça para baixo com muitos tiros e explosões de tirar o fôlego.
E o filme termina em um desses momentos de pura adrenalina. Há um enorme confronto sobre um viaduto na cidade de Dhaka em que o protagonista praticamente encara sozinho um exército para proteger o menino. Como é de se esperar, ele acaba muito ferido, mas ainda tem forças para partir para a briga.
É quando as coisas começam a fugir de controle. Primeiro, ele é atingido por um franco-atirador, o que compromete demais sua movimentação e precisão de disparos. Assim, sabendo que está perto de morrer, ele se despede de Ovi em uma cena bem emocionante e usa suas últimas forças para garantir que o jovem consiga escapar da região a salvo. É quando ele acaba levando um tiro no pescoço e toda esperança de sair vivo dali desaparece.
Sangrando muito e com dificuldade de respirar, Rake consegue apenas cambalear sobre o viaduto enquanto é observado à distância por seus aliados. Então, ele passa a ter algumas visões sobre seu filho já morto, o que é a linguagem universal de que ele também está prestes a embarcar para o outro lado do mistério. Então, ele cai no rio e desaparece.
Neste momento, não há qualquer sugestão de que o herói conseguiu escapar. É mostrado ele afundando nas águas enquanto sangra por todos os seus ferimentos e, em seguida, some em meio à correnteza. A partir disso, o filme segue fechando a história de Ovi e Nik (Golshifteh Farahani), uma de suas aliadas na missão em Bangladesh, mas sem mostrar Rake em momento algum.
Como Tyler Raker sobreviveu
Com a confirmação de que Resgate 2 traria Tyler Rake mais uma vez como o herói da ação, ficou óbvio que o personagem de Chris Hemsworth escapou de alguma forma e agora o filme mostra o que aconteceu.
Como dito, esse retorno não tem muito mistério. Já na sequência inicial, vemos a queda de Rake no rio e sua aparente morte. Em seguida, é revelado que ele não ficou muito tempo embaixo d’água, já que a correnteza o levou para a margem em algum ponto da cidade.
Assim, o protagonista é encontrado por uma criança, que logo chama por ajuda. O personagem é resgatado por outros mercenários, que fazem os primeiros socorros e o levam de helicóptero para Dubai, onde passa a receber cuidados mais intensos. Durante todo esse período, ele ficou em coma e chegou a ser desacreditado pelos médicos.
Só que Nik seguiu ao seu lado torcendo para que ele voltasse a si. Não é explicitado quanto tempo Rake ficou nessa condição, mas basta olhar para o quanto ele definhou para ter uma noção de que foram meses no leito de um hospital.
O mais interessante desse retorno é que o próprio herói parece desgostoso com a sua volta. Depois de todas as perdas que teve em sua vida, ele não vê motivos para continuar vivendo. Só que, como Nik aponta, ele lutou muito pela própria vida e sugere que agora é hora de descobrir o porquê disso — algo que deve ser explorado em sua nova missão.
Resgate 2 já está disponível na Netflix.