Qual a diferença entre o IMAX e um cinema convencional?

Por Gabriel Castro

O IMAX foi oficialmente lançado no Cinesphere em Toronto, no Canadá, em 1971. A primeira projeção no Brasil aconteceu em 1997 no parque de diversões Terra Encantada no Rio de Janeiro, mas foi só em 2009 que o IMAX foi oficialmente inaugurado em terras brasileiras, com a construção de uma sala em São Paulo. Hoje são oito unidades desta modalidade de cinema em diferentes capitais como o Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza, Recife e Porto Alegre, além de São Paulo.

Indo ao que interessa, qual é a grande diferença entre uma sala de cinema convencional e uma sala IMAX?

A sigla IMAX significa "image maximum" e, resumidamente, é disso que se trata. A marca é vendida com o slogan "viva a experiência", de tanto que se diferencia de um cinema convencional.

A tela IMAX tem como padrão 22 metros de largura por 16 metros de altura, mas as dimensões podem ser maiores do que isso. É uma diferença considerável se compararmos a uma tela convencional.

Imax tela

A diferença não está só no tamanho. A tela do IMAX é mais côncava e a resolução chega a 10.000 por 7.000 pixels, enquanto uma tela convencional tem 2.048 por 1.080 pixels.

A qualidade superior do IMAX 3D se dá desde a produção de um filme, em relação à película utilizada nas filmagens. Quando feitos para esta tecnologia, a película utilizada é de 70mm, mais rica em detalhes e com mais e maiores frames do que o convencional 35mm – sendo aproximadamente dez vezes superior.

imax filme

Entretanto, nem todos os filmes são produzidos e filmados para o IMAX 3D. A maioria deles é convertida posteriormente para esta tecnologia, o que não atinge o mesmo nível de qualidade. Quando filmados para IMAX 3D, utiliza-se uma câmera de 113 Kg que roda dois rolos que variam em ângulo – simulando os olhos direito e esquerdo. Não existem câmeras digitais IMAX, mas quando filmados em outras câmeras digitais e convertidos, a projeção digital é feita em 2K. Alguns filmes filmados com a câmera IMAX 3D são The Dark Knight, Transformers: Dark of the Moon, Mission: Impossible – Ghost Protocol e The Dark Knight Rises.

Outra característica de destaque do IMAX é que seus filmes possuem trilha sonora separada dos filmes – ao contrário dos 35mm, que têm uma faixa de áudio embutida na película. O efeito surround sound na sala se mantém, mas adiciona-se algumas caixas de som para aumentar a potência e explorar melhor o tamanho da tela.

Para o estudante Vinícius Lima Figueiredo, a sensação de imersão que o IMAX proporciona é a principal vantagem deste sistema em relação às salas convencionais. "O conforto e a qualidade de imagem e som proporcionados pela tecnologia IMAX são muito superiores aos das salas comuns. A diferença de preço não é grande – cerca de dez reais entre os dois – mas a diferença de qualidade é gritante", explica. A qualidade superior o faz preferir o IMAX às salas convencionais. "Na hora de ir ao cinema sempre verifico antes no IMAX se o filme que quero está em cartaz. Só recorro ao cinema convencional se o filme que quero ver não esteja disponível", complementa.