Publicidade

Pureza | Conheça o filme que é a aposta do Brasil no Oscar 2021

Por| 10 de Novembro de 2020 às 16h20

Link copiado!

Captura de tela
Captura de tela

Pureza pode ser a grande aposta do Brasil para concorrer a uma estatueta no Oscar 2021. Estrelado por Dira Paes, a atriz vive a personagem que dá nome ao filme e acompanha sua missão de desmascarar um esquema de trabalho escravo enquanto busca o filho desaparecido.

"Livremente inspirado em fatos reais", como o próprio longa-metragem declara, Pureza se passa na cidade de Bacabal, a 246 quilômetros de São Luís, no Maranhão. A história apresenta Dona Pureza Lopes Loyola, uma mãe atrás de Abel (Matheus Abreu) de 19 anos, desaparecido após partir em busca de um trabalho que possa dar melhores condições de vida para a família.

Continua após a publicidade

Ao partir em busca de Abel, Pureza se sujeita a empregos pelo caminho, inclusive como cozinheira em uma fazenda em que testemunha condições de escravidão vividas pelos trabalhadores do local. Pureza chegou a vencer o Prêmio Antiescravidão com a mensagem do filme, oferecido pela Anti-Slavery International, uma organização não-governamental internacional.

Pureza conta com direção de Renato Barbieri que assina o roteiro junto a Marcus Ligocki. Além de Dira Paes e Matheus Abreu, Marinana Nunes e Flávio Bauraqui são os nomes que compõem o elenco.

O longa-metragem está entrando na disputa para concorrer ao Oscar 2021 na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Até então, Pureza já ganhou o prêmio de Melhor Filme júri popular Mercosul no FAM 2020 e o Grande Prêmio do Público no Rencontres du Cinema Sud-Américain na França. No Inffinito Film Festival de Miami e NY, o filme levou a categoria técnica de fotografia enquanto Dira Paes garantiu a estatueta de Melhor Atriz, feito que foi repetido também no Seattle Latino Film Festival.

Continua após a publicidade

O Brasil no Oscar

Em 2020, o Brasil concorreu ao Oscar na categoria de Melhor Documentário com Democracia em Vertigem, da diretora Petra Costa que foi distribuído pela Netflix. Outros nomes fortes na premiação foram Cidade de Deus, que embora tenha sido ignorado pela Academia em 2003, acabou sendo indicado para quatro categorias no ano seguinte, mas sem sucesso. Em 1998, O Que é Isso, Companheiro? de Bruno Barreto, foi indicado para Melhor Filme Estrangeiro, mas também não levou a estatueta. Já em 2016, Alê Abreu e O Menino e o Mundo acabaram perdendo a categoria de Melhor Filme de Animação para Divertida Mente, da Pixar. Por fim, o mais polêmico: Central do Brasil, com Fernanda Montenegro, rendeu uma indicação em Melhor Filme Estrangeiro e uma em Melhor Atriz, infelizmente, ambas acabaram indo para outros competidores.

Continua após a publicidade

Por conta dos contratempos causados pelo novo coronavírus, a cerimônia do Oscar acontecerá no dia 25 de abril, enquanto os indicados serão revelados no mês anterior, no dia 15 de março. A data que ocorreria a cerimônia normalmente, em 28 de fevereiro, fica com o Globo de Ouro, que dá início à temporada de premiações.

Fonte: UOL