Produtores de Blade Runner 2049 processam Tesla e Elon Musk por uso de imagens
Por Guilherme Haas |
A produtora Alcon Entertainment, responsável por Blade Runner 2049, entrou com um processo contra a Tesla, seu CEO Elon Musk, e a Warner Bros. Discovery, alegando violação de direitos autorais. A ação, movida no Tribunal Distrital dos EUA para a região central da Califórnia, acusa os réus de usarem imagens geradas por inteligência artificial que remetem a cenas do filme durante o lançamento do veículo autônomo Cybercab da Tesla.
De acordo com a Alcon, em 10 de outubro de 2024, Musk apresentou o Cybercab em um evento realizado na sede da Warner Bros., em Burbank na Califórnia. Durante a apresentação, foram exibidas imagens criadas por IA, que teriam sido baseadas em cenas icônicas de Blade Runner 2049, apesar de a Alcon ter negado previamente a permissão para tal uso. A empresa também afirma que essas imagens foram amplamente compartilhadas online após o evento.
No dia anterior ao lançamento, a Warner Bros. Discovery teria solicitado o uso de cenas do filme para a apresentação da Tesla, pedido que foi recusado pelos co-CEOs da Alcon, Andrew Kosove e Broderick Johnson. A produtora alega que nenhum acordo de licenciamento foi firmado para permitir o uso de elementos de Blade Runner 2049 no evento.
Apropriação de conteúdo criativo
O processo afirma que o uso não autorizado das imagens visava tornar o evento mais atraente para o público global e promover o Cybercab com a associação ao filme, que inclui em sua narrativa um carro autônomo de design futurista.
Além disso, a Alcon expressou preocupação sobre a confusão que essa associação pode causar com futuros parceiros da marca Blade Runner, incluindo o desenvolvimento da série Blade Runner 2099, que está em produção.
A produtora busca, além de danos financeiros, uma liminar que impeça a Tesla, Musk, Warner Bros. Discovery e outras partes envolvidas de continuar a usar qualquer conteúdo relacionado a Blade Runner 2049 em materiais promocionais. Até o momento, as partes processadas não comentaram o caso.
Leia também: