Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que o filme do Mussum já é um dos mais esperados do ano?

Por| Editado por Jones Oliveira | 04 de Setembro de 2023 às 15h05

Link copiado!

Globo Filmes
Globo Filmes

O filme brasileiro Mussum: O Filmis ainda nem estreou nos cinemas, mas já é um dos mais aguardados do ano. O motivo disso é que ele foi o vencedor do Festival de Gramado de 2023, com uma trama que reconta a história de um dos comediantes e sambistas mais carismáticos que o Brasil já teve. Soma-se a brilhante atuação de Ailton Graça, que vive o eterno Trapalhão, estar chamando a atenção do público.

No trailer, já é possível ver que o ator incorpora bem os trejeitos do protagonista sem estereotipá-lo e nem cair na chacota. Além disso, o enredo vai além do que já é conhecido pela audiência — a clássica história do homem pobre que melhora de vida por causa do seu talento — e mostra também as dificuldades que o humorista negro teve que enfrentar até se tornar um fenômeno nacional, incluindo o racismo.

Continua após a publicidade

Por falar nisso, a obra também deverá esmiuçar um ponto sensivel, mostrando que apesar de sempre ser lembrado como “aquele negro que não se importava de ser motivo de piada”, isto sempre foi um ponto bastante incômodo para ele.

Qual é a história de Mussum: O Filmis?

Dirigido por Silvio Guindane (A Divisão) e roteirizado por Paulo Cursino, o filme do Mussum acompanha a vida do humorista desde a infância até a fase adulta.

Continua após a publicidade

Criado pela mãe no Morro da Cachoeirinha, zona norte do Rio de Janeiro, Mussum sempre foi persuadido a estudar para se tornar alguém na vida, mas decidiu largar o cargo na Força Aérea Brasileira para seguir o sonho de se tornar sambista.

Depois disso, se arriscou em alguns grupos musicais e alcançou a fama nos Originais do Samba, mas ganhou mais notoriedade quando estreou na televisão fazendo pequenas participações em programas de humor.

Em 1973, entrou para o grupo Os Trapalhões, formado também por Didi, Dedé e Zacarias. Juntos, os quatro se tornaram um sucesso nacional estrelando um dos humorísticos de maior audiência da televisão brasileira.

Continua após a publicidade

O longa passa por esses pormenores e também mostra como surgiu o cacoete do seu personagem que sempre terminava as palavras com ‘is’, como cacildis.

Quem está no elenco do longa?

Para contar essa história, Mussum: O Filmis trouxe o comediante Yuri Marçal para dar vida ao protagonista na fase jovem e Aílton Graça na fase adulta. Cacau Protássio e Neusa Borges dividem o papel de Dona Malvina Bernardes, a mãe de Mussum, na fase adulta e idosa.

Continua após a publicidade

Completam o time Gero Camillo como Didi, Felipe Rocha como Dedé e Gustavo Nader como Zacarias. Nando Cunha ficou com o papel de Grande Otelo e Vanderlei Bernardino com o de Chico Anysio.

E, por falar no elenco, eles também foram premiados no Festival de Gramado. Ao todo, o filme levou seis troféus, sendo eles nas categorias Melhor Filme, Melhor Ator para Aílton, Melhor Atriz Coadjuvante para Neusa Borges, Melhor Ator Coadjuvante para Yuri Marçal, Melhor Trilha Sonora e Júri Popular.

Lembrando que quem quiser assistir à Mussum: O Filmis ainda terá que esperar um pouco, já que ele tem data de estreia marcada para 2 de novembro.