Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pantera Negra | Quando Wakanda para Sempre se passa na linha do tempo do MCU?

Por| Editado por Jones Oliveira | 11 de Novembro de 2022 às 21h30

Link copiado!

Marvel Studios
Marvel Studios
Tudo sobre Marvel

Apesar de Pantera Negra: Wakanda para Sempre ser um filme que deixa um pouco de lado os grandes eventos do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês), ele ainda faz parte dessa grande cronologia que vem sendo construída ao longo dos anos. O problema é que ele quase não faz nenhuma menção ao que acontece em outras produções, o que levanta a dúvida em relação ao momento exato em que essa história se passa.

E essa não é uma dúvida exclusiva do novo longa. Na verdade, ela vem acompanhando os fãs ao longo de toda a Fase 4, principalmente por causa do intervalo de cinco anos causado pelo blip de Thanos em Vingadores: Guerra Infinita, que fez com que a passagem de tempo do MCU não fosse mais a mesma do nosso mundo.

Além disso, essa questão é ainda mais importante em Wakanda para Sempre, pois o filme conta com um outro salto dentro da sua própria história e há uma revelação que faz com que entender a cronologia torne-se mais do que vital.

Continua após a publicidade

Encaixando Wakanda para Sempre

Mais do que a gente ficar tentando montar esse quebra-cabeça, é mais fácil ouvirmos quem está dando as peças. Em entrevista ao site CinemaBlend, o produtor Nate Moore foi bem específico na hora de situar o novo Pantera Negra.

Segundo ele, Wakanda para Sempre se passa após os eventos de Eternos e Homem-Aranha: Sem Volta para Casa — o que também o coloca à frente de Gavião Arqueiro. Isso significa que a parte central da história está ambientada em 2025, já que a última aventura de Peter Parker (Tom Holland) termina no Halloween de 2024, às vésperas da estreia de Roger: O Musical.

Continua após a publicidade

Além disso, Moore ainda afirma que a ideia da Marvel foi colocar o novo filme acontecendo em paralelo a Thor: Amor e Trovão e o vindouro Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania. Tanto que há alguns easter eggs que reforçam isso.

Nas cenas em que os jornais falam sobre a situação em Wakanda, é possível ver algumas menções a essas produções no letreiro na tela. Em determinado momento, é citado a situação em Nova Asgard, assim como o lançamento do livro Look Out for the Little Guy, escrito por Scott Lang (Paul Rudd) e que deve aparecer em Quantumania.

Atenção: a partir daqui, você vai encontrar spoilers de Pantera Negra: Wakanda para Sempre!

Continua após a publicidade

Por que isso é importante?

Para começo de conversa, entender que Pantera Negra: Wakanda para Sempre se passa em 2025 também nos ajuda a ter uma maior compreensão da morte de T’Challa (Chadwick Boseman) e o impacto disso em Wakanda.

É dito logo no início que o herói morreu vítima de uma doença desconhecida um ano antes da batalha contra Namor (Tenoch Huerta). Isso significa que o rei faleceu em 2024, ou seja, apenas um ano após retornar do blip de Thanos. Lembre-se de que Vingadores: Ultimato se passa em 2023.

Continua após a publicidade

Isso explicaria, por exemplo, porque a abertura de Wakanda não aconteceu da forma como a gente imaginava. No primeiro Pantera Negra, T’Challa faz um discurso muito inspirador na hora de abrir o país para o restante do mundo, mas vemos que isso não aconteceu em Wakanda para Sempre.

Levando em conta que o ataque de Thanos veio logo na sequência e o rei sumiu por cinco anos, é compreensível. Além disso, depois de seu retorno, o monarca ainda encarou uma grave doença e acabou morrendo em decorrência disso. Dessa forma, faz todo o sentido o passo para trás dado pela nação africana.

Contudo, mais importante ainda é entender o surgimento de Toussaint, o filho de T’Challa revelado na cena pós-crédito do filme. Não é dito quantos anos o garoto tem, mas é explicado que Nakia (Lupita Nyong’o) ficou seis anos longe de Wakanda comandando centros de ajuda em países como o Haiti.

Continua após a publicidade

E essa é uma matemática que fecha muito bem. Isso porque a espiã deixou o país em meados de 2019, o que significa que ela já estava grávida em Vingadores: Guerra Infinita quando T’Challa foi obliterado por Thanos. Assim, quando o Pantera Negra retornou em 2023, descobriu que era pai de um garoto de quatro anos.

Isso significa que o tal acordo feito para deixar o menino crescer sem a pressão do trono de Wakanda não foi feito com o pai, mas com a avó, a rainha Ramonda (Angela Bassett), que sabia da existência do neto, como Nakia conta para Shuri (Letitia Wright).

Além disso, essa cronologia também justifica a frase da personagem de Lupita Nyong’o sobre os preparativos que T’Challa fez para a própria morte. Considerando que ele descobriu a doença entre 2023 e 2024, o pequeno Toussaint já tinha seus quatro ou cinco anos — idade o suficiente para entender o peso de algumas coisas.

Continua após a publicidade

A única coisa que toda essa passagem de tempo de Pantera Negra: Wakanda para Sempre não explica é o tal Celestial petrificado no meio do oceano. Se o filme se passa depois de Eternos, era de se esperar que alguém falasse algo sobre a mão colossal que quase dividiu o planeta em dois. Por enquanto, seguimos sem respostas — e parece que nem a Marvel está preocupada com isso.