Pantera Negra | Quando Wakanda para Sempre se passa na linha do tempo do MCU?
Por Durval Ramos • Editado por Jones Oliveira |

Apesar de Pantera Negra: Wakanda para Sempre ser um filme que deixa um pouco de lado os grandes eventos do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês), ele ainda faz parte dessa grande cronologia que vem sendo construída ao longo dos anos. O problema é que ele quase não faz nenhuma menção ao que acontece em outras produções, o que levanta a dúvida em relação ao momento exato em que essa história se passa.
Contudo, mais importante ainda é entender o surgimento de Toussaint, o filho de T’Challa revelado na cena pós-crédito do filme. Não é dito quantos anos o garoto tem, mas é explicado que Nakia (Lupita Nyong’o) ficou seis anos longe de Wakanda comandando centros de ajuda em países como o Haiti.
E essa é uma matemática que fecha muito bem. Isso porque a espiã deixou o país em meados de 2019, o que significa que ela já estava grávida em Vingadores: Guerra Infinita quando T’Challa foi obliterado por Thanos. Assim, quando o Pantera Negra retornou em 2023, descobriu que era pai de um garoto de quatro anos.
Isso significa que o tal acordo feito para deixar o menino crescer sem a pressão do trono de Wakanda não foi feito com o pai, mas com a avó, a rainha Ramonda (Angela Bassett), que sabia da existência do neto, como Nakia conta para Shuri (Letitia Wright).
Além disso, essa cronologia também justifica a frase da personagem de Lupita Nyong’o sobre os preparativos que T’Challa fez para a própria morte. Considerando que ele descobriu a doença entre 2023 e 2024, o pequeno Toussaint já tinha seus quatro ou cinco anos — idade o suficiente para entender o peso de algumas coisas.
A única coisa que toda essa passagem de tempo de Pantera Negra: Wakanda para Sempre não explica é o tal Celestial petrificado no meio do oceano. Se o filme se passa depois de Eternos, era de se esperar que alguém falasse algo sobre a mão colossal que quase dividiu o planeta em dois. Por enquanto, seguimos sem respostas — e parece que nem a Marvel está preocupada com isso.