Publicidade

Oscar cria critérios de inclusão e diversidade para disputa de Melhor Filme

Por| 09 de Setembro de 2020 às 21h20

Link copiado!

Reprodução/Oscar
Reprodução/Oscar

Há algum tempo tem sido levantada a bandeira da inclusão com relação aos filmes classificados para o Oscar e, agora, em um esforço para combater os padrões vistos até então na indústria cinematográfica, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas está iniciando um conjunto de exigências para qualificar um título à categoria de Melhor Filme.

  • Oscar muda regras e permitirá participação de filmes lançados só no streaming
  • Oscar amplia prazo de inscrições de filmes e adia data da premiação

A iniciativa é parte da iniciativa Academy Aperture 2025, que prevê anos de mudanças graduais na indústria e indica o reconhecimento da Academia do seu poder de influência sobre as produções não só dos EUA, mas do mundo todo. “Os padrões são projetados para encorajar a representação equitativa dentro e fora da tela, a fim de melhor refletir a diversidade do público que vai ao cinema”, explica o texto oficial divulgado no oscars.org.

As novas regras foram inspiradas nos Padrões de Diversidade do British Film Institute (BFI) e em algumas categorias da Academia Britânica de Prêmio de Cinema e Televisão (BAFTA), que sofreram as adaptações necessárias à realidade do Oscar.

Continua após a publicidade

“A abertura deve ser ampliada para refletir nossa população global diversificada, tanto na criação de filmes quanto nas audiências que se conectam a eles. A Academia está empenhada em desempenhar um papel vital em ajudar a tornar isso uma realidade,” esclareceram o presidente da Academia, David Rubin, e o CEO da Academia, Dawn Hudson. “Acreditamos que esses padrões de inclusão serão um catalisador para mudanças essenciais e duradouras em nosso setor.”

Os padrões começarão a valer a partir do 94º Oscar, que acontecerá em 2022, mas só passarão a ser uma exigência para a categoria de Melhor Filme a partir da 96ª edição do Oscar, em 2024. A partir de então, só veremos concorrendo a Melhor Filme aqueles que atenderem a dois dos quatro padrões abaixo, que dizem respeito a diversos “grupos sub-representados” especificados pelo texto oficial, sobretudo com relação a mulheres, a grupos raciais ou étnicos, à comunidade LGBTQ+ e a pessoas com deficiências cognitivas, físicas, surdas ou com deficiência auditiva.

PADRÃO A

Continua após a publicidade

Representação na tela, temas e narrativas. Para atingir o Padrão A, o filme deve atender a UM dos seguintes critérios:

A1. Principais atores coadjuvantes: Pelo menos um dos atores principais ou coadjuvantes significativos é de um grupo racial ou étnico sub-representado.

A2. Elenco geral: Pelo menos 30% de todos os atores em papéis secundários e menores são de pelo menos dois de grupos sub-representados.

A3. Enredo principal/assunto: O(s) enredo(s) principal(is), tema ou narrativa do filme são centrados em um(s) grupo(s) sub-representado(s).

Continua após a publicidade

PADRÃO B

Liderança criativa e equipe de projeto. Para atingir o Padrão B, o filme deve atender a UM dos critérios abaixo:

B1. Liderança criativa e chefes de departamento: Pelo menos dois dos seguintes cargos de liderança criativa e chefes de departamento — diretor de elenco, cinefotógrafo, compositor, figurinista, diretor, editor, cabeleireiro, maquiador, produtor, desenhista de produção, decorador de cenários, som, supervisor de efeitos visuais, escritor — são de grupos sub-representados. Pelo menos uma dessas posições deve pertencer a um grupo racial ou étnico sub-representado.

B2. Outras funções importantes: Pelo menos seis outras equipes/times e cargos técnicos (excluindo Assistentes de Produção) são de um grupo racial ou étnico sub-representado. 

Continua após a publicidade

B3. Composição geral da equipe: Pelo menos 30% da equipe do filme é dos grupos sub-representados.

PADRÃO C

Acesso e oportunidades da indústria. Para atingir o Padrão C, o filme deve atender AMBOS os critérios abaixo:

C1. Aprendizagem remunerada e oportunidades de estágio

Continua após a publicidade

A empresa de distribuição ou financiamento do filme pagou aprendizagens ou estágios que são dos grupos sub-representados e atendem aos critérios.

Os principais estúdios/distribuidores são obrigados a ter aprendizagens/estágios remunerados e contínuos, incluindo grupos sub-representados (também deve incluir grupos raciais ou étnicos) na maioria dos seguintes departamentos: produção/desenvolvimento, produção física, pós-produção, música, efeitos visuais, aquisições, negócios, distribuição, marketing e publicidade.

Os mini-grandes estúdios/distribuidores independentes devem ter um mínimo de dois aprendizes/estagiários dos grupos sub-representados acima (pelo menos um de um grupo racial ou étnico sub-representado) em pelo menos um dos seguintes departamentos: produção/desenvolvimento, produção física, pós-produção, música, VFX, aquisições, negócios, distribuição, marketing e publicidade.

C2. Oportunidades de treinamento e desenvolvimento de habilidades (equipe)

Continua após a publicidade

A empresa de produção, distribuição e/ou financiamento do filme oferece oportunidades de treinamento e/ou trabalho para o desenvolvimento de habilidades para pessoas dos grupos sub-representados.

PADRÃO D

Desenvolvimento de audiência. Para atingir o Padrão D, o filme deve atender aos critérios abaixo:

D1. Representação em marketing, publicidade e distribuição: O estúdio e/ou empresa de cinema tem vários executivos seniores internos dentre os seguintes grupos sub-representados (deve incluir indivíduos de grupos raciais ou étnicos sub-representados) em suas equipes de marketing, publicidade e/ou distribuição.

Continua após a publicidade

Fonte: Oscar e CNet