Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O Senhor dos Anéis | Peter Jackson pensou em um desfecho mais sombrio para Frodo

Por| 31 de Março de 2020 às 12h50

Link copiado!

New Line Cinema
New Line Cinema

É icônica a sequência de O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003) em que Frodo, Sam e Gollum finalmente chegam a Orodruin, a Montanha da Perdição: Frodo usa o poder de invisibilidade do anel e Gollum inicia uma disputa pelo precioso, mordendo o dedo de Frodo e recuperando o Um Anel. Depois de dançar comemorando sua vitória, Frodo e Gollum lutam novamente pelo Anel de Sauron e os dois acidentalmente caem, com Gollum afundando na lava do vulcão e Frodo sendo salvo por Sam.

Mas segundo informações dadas pelo diretor Peter Jackson na sua biografia Peter Jackson: A Film-maker's Journey (inédito no Brasil), essa cena chegou a ser pensada de forma diferente, levando em conta a trama adaptada de um filme em comparação com o livro e pensando nos possíveis desejos dos espectadores.

Continua após a publicidade

Jackson explicou que a ideia original era transformar Frodo em um assassino: “Quando filmamos a cena originalmente, Gollum mordeu o dedo de Frodo e Frodo empurrou Gollum da borda para o fogo abaixo. Foi um assassinato direto, mas na época estávamos bem com isso, porque sentimos que todos queriam que Frodo matasse Gollum.”

O diretor explicou que, apesar desse desejo de fazer Frodo matar Gollum, entendia que essa mudança na história iria contra o que J. R. R. Tolkien pensava de seus heróis. Ao regravar a sequência, Jackson reproduziu as ações exatamente como no livro, com Gollum dançando depois de morder o dedo do hobbit e caindo acidentalmente na lava. O cineasta, no entanto, na época acreditava que essa versão "parecia uma grande decepção" no contexto dramático criado pela adaptação cinematográfica.

Continua após a publicidade

Como solução, Jackson pediu que Elijah Wood tivesse uma atuação ambígua na disputa com Gollum pelo O Um Anel. Em 2003, o crítico Jeffrey Overstreet entrevistou o diretor e comentou sobre Frodo ter falhado, uma vez que o anel é destruído por acidente, ainda que esse fosse o objetivo. Em resposta, Jackson disse que “Não queríamos tornar Frodo heroico. Queríamos fazer Frodo sentir que ele havia falhado. Nesse ponto, ele está livre do fardo – o Anel é destruído e não tem mais esse poder sobre ele. Há uma sensação de que Frodo sente que quer deixar ir, ele sente que falhou e Sam diz: 'Não, não faça isso'.”

Fonte: Digital Spy