Novo Star Wars pode ter apresentado o primeiro personagem gay da franquia

Por Redação | 04 de Janeiro de 2016 às 13h20
photo_camera Divulgação

Depois uma movimentação machista e racista de alguns fãs de Star Wars ter chamado a atenção do público — chegou-se a lançar uma hashtag no Twitter criticando o fato de um negro e uma mulher serem os protagonistas do sétimo episódio da franquia —, é bem provável que a discussão a seguir incomode ainda mais os preconceituosos: fãs desenvolvem teoria de que O Despertar da Força trouxe o primeiro personagem gay da série.

Após a entrevista concedida pelos atores Oscar Isaac, John Boyega e Daisy Ridley à apresentadora Ellen DeGeneres, nos Estados Unidos (confira o vídeo abaixo), muita gente começou a especular se o personagem de Isaac, o piloto da resistência Poe Dameron, poderia ser homossexual.

Quando DeGeneres perguntou sobre possíveis romances dentro da trama dirigida por J.J. Abrams, Isaac respondeu que havia um “romance sútil” e confirmou que ele estava “atuando em um romance”. Por sua vez, Boyega comentou que ele também estava em um romance no papel do stormtrooper Finn. A partir da informação, fãs começaram a especular e concluíram que, dado que o único personagem próximo de Poe Dameron foi exatamente Finn, pois ele não teve envolvimento com nenhuma mulher, ambos poderiam ser homossexuais.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

De acordo com o Business Insider, muitos fãs já haviam tratado desta possibilidade antes mesmo da revelação feita pelos atores a Ellen DeGeneres. O entusiasmo em torno da possibilidade foi tamanho que memes e fanfics já foram criadas, inclusive alcunhas que misturam o nome de ambos os personagens — como FinnPoe, Pinn e FoeDameron — já circulam nas redes sociais.

Que a diversidade esteja com você

Natalie Fisher, do site Hypable, escreveu uma longa postagem sobre a teoria em sua página. Ela reconhece que as interações entre ambos os personagens podem sugerir tal relação, mas lembra também que Finn pergunta a Rey, personagem de Ridley, se ela tem um namorado em casa — o que poderia dirimir o fato de que Finn também fosse homossexual.

De qualquer maneira, ela reconhece que é bem plausível a teses de que Poe Dameron seja o primeiro personagem homossexual da franquia criada por George Lucas. “Eu não estou aqui tentando convencer vocês de que Poe Dameron é gay”, escreve a autora”. “Estou tentando convencer vocês de que ele deveria ser [gay]”. Vale lembrar que no romance Star Wars: Lord of the Sith, escrito por Paul S. Kemp, lançado em 2015, foi apresentado o primeiro personagem abertamente homossexual da franquia. Por que não estender a diversidade até os filmes?

Fonte: Business Insider, Hypable

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.