Publicidade

Os 10 melhores filmes sobre epidemias

Por| 02 de Fevereiro de 2020 às 10h10

Link copiado!

Fox Film do Brasil
Fox Film do Brasil

Nas últimas semanas, instaurou-se uma espécie de pânico mundial por conta do coronavírus, o vírus chinês que está amedrontando o mundo. Em todos os lugares, milhões de pessoas estão o tempo todo atentas às últimas notícias para descobrir se a doença chegou em alguma cidade próxima de onde vivem. Mas, ao mesmo tempo, o fato de a todo momento a imprensa estar falando sobre a epidemia que assola a China e aos poucos está ganhando o mundo também acabou criando um efeito colateral curioso: um aumento de interesse do público por filmes que falam sobre epidemias.

Assim, se você se enquadra nesse grupo de pessoas, o Canaltech preparou uma lista com os 10 melhores filmes sobre epidemias para você assistir na segurança da sua casa, sem precisar usar máscara e luvas com medo de uma contaminação.

10. Sentidos do Amor

Continua após a publicidade

Normalmente, filmes sobre epidemias costumam fazer parte do gênero terror ou suspense, mas Sentidos do Amor foge totalmente do clichê e nos entrega um bom romance. A história é baseada em uma epidemia mundial de uma doença desconhecida que aos poucos está acabando com os cinco sentidos (olfato, paladar, audição, tato e visão) de toda a população mundial e mostra como as pessoas tentam superar isso para continuar vivendo suas vidas.

9. Epidemia

Do mesmo diretor de A História Sem Fim, Epidemia é aquela típica história da falta de conhecimento e ganância causando estragos não-intencionais. O filme mostra uma pequena cidade dos Estados Unidos sendo atacada por um vírus mortal que foi levado até ali por um macaco que foi trazido da África de forma clandestina.

Continua após a publicidade

Epidemia está disponível no catálogo da Netflix e também pode ser alugado ou comprado na Play Store e iTunes.

8. Eu Sou a Lenda

Um dos filmes que se aproveitou de Will Smith no auge da fama para fazer sucesso, Eu Sou a Lenda mostra um mundo totalmente destruído por uma doença que transformou as pessoas em criaturas parecidas com “vampiros”, que se alimentam de carne humana e são feridos pela luz do sol. Smith assume o papel do cientista responsável pela criação do vírus e que agora dedica o resto de sua vida para a busca de um cura.

Continua após a publicidade

Eu Sou a Lenda pode ser assistido na Netflix ou comprado e alugado na Play Store, iTunes e Looke.

7. REC

Outro filme de terror que se utiliza da proliferação de um vírus como desculpa para assustar, REC conta a história de uma repórter de um programa documental sobre o que acontece na madrugada da cidade de Barcelona. Para isso, ele acompanha os bombeiros para cobrir um chamado relativamente simples de uma idosa presa dentro de casa, mas que logo se torna muito mais complicado quando descobre-se que a senhora foi infectada com uma variante demoníaca do vírus da raiva.

Continua após a publicidade

REC pode ser assistido no Amazon Prime Video.

6. Extermínio

Continua após a publicidade

Outro filme de terror que utiliza uma epidemia com plano de fundo, em Extermínio um vírus que é transmitido através de contato com saliva e com sangue é liberado na cidade de Londres e todos os infectados são rapidamente transformados em “zumbis” dominados por um impulso de atacar violentamente qualquer pessoa próxima a eles. O filme tenta focar em como uma epidemia desse tipo pode rapidamente transformar uma das maiores metrópoles do mundo em uma cidade devastada.

Extermínio está disponível no catálogo do Telecine e do Claro Vídeo, também podendo ser encontrado para aluguel e compra na Play Store e no iTunes.

5. O Enigma de Andrômeda

Continua após a publicidade

Um dos primeiros filmes sobre epidemia segue o padrão das histórias de ficção-científica de década de 1970 e nos mostra uma ameaça vinda do espaço. Ao cair no Novo México, um satélite traz para o planeta um micro-organismo que mata quase toda a população da cidade próxima ao local de impacto. Agora, cientistas americanos precisam correr contra o tempo atrás de uma cura antes que a doença se espalhe e acabe com toda a população dos Estados Unidos.

4. Ensaio Sobre a Cegueira

Outro filme que trata uma epidemia de forma diferente, Ensaio Sobre a Cegueira é uma adaptação do livro homônimo de José Saramago e conta a história de uma cidade que é atacada por uma misteriosa doença que deixa as pessoas cegas. Dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, a obra consegue transparecer o mesmo sentimento que Saramago tentou passar em seu livro: o de que o homem não é naturalmente bom e que é preciso termos coragem para admitir isso.

Continua após a publicidade

3. Contágio

Um filme que tem recebido muita atenção nas últimas semanas por conta do coronavírus, Contágio conta a história de um vírus desconhecido que surge na China e rapidamente se espalha ao redor do mundo. Agora cientistas correm contra o tempo para encontrar uma cura antes que a doença se torne uma tragédia de proporções bíblicas.

Continua após a publicidade

Contágio pode ser assistido no HBO GO e também está disponível para aluguel e venda no iTunes e Looke.

2. Deranged

Filme sul-coreano sem lançamento oficial no Brasil, Deranged (“Demente” na tradução livre para o português) é bem diferente do padrão do gênero e tem a coragem de expor a epidemia de uma doença por Nematomorphas (um tipo de verme cilíndrico) como algo premeditado por integrantes de uma empresa farmacêutica. O objetivo: manipular a Bolsa de Valores e conseguir um enorme lucro. Assim, o filme levanta a possibilidade de que nem toda epidemia é causada porque alguma coisa “deu errado”.

Continua após a publicidade

1. Os Doze Macacos

Um dos mais impressionantes filmes sobre epidemia lida também com o confuso tema de viagens no tempo e mostra um protagonista que é enviado ao passado para tentar impedir uma epidemia viral que irá aniquilar quase toda a população da Terra. Mas isso acaba se tornando um dos motivos que incentiva o criador do vírus a espalhar a doença que irá aniquilar a população mundial.

Os Doze Macacos pode ser assistido no Claro Video ou ainda alugado ou comprado no iTunes e no Looke.