Publicidade

5 filmes sobre epidemias que se tornaram assustadoramente atuais

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Arrow Films, Paramount e Warner Bros. Pictures
Divulgação/Arrow Films, Paramount e Warner Bros. Pictures

Com epidemias, surtos e até uma pandemia tendo acontecido nos últimos anos – e, felizmente, remédios, vacinas e outras formas de prevenção tendo sido desenvolvidas pela medicina – tornou-se mais comum olharmos de maneira diferente para o passado e para os filmes que falavam sobre o assunto.

Se antes essas histórias pareciam saídas puramente do mundo da ficção científica, hoje elas são vistas sob um prisma assustadoramente real, ainda que vários de seus elementos (como os muitos títulos de zumbis derivados do gênero) continuem apenas no mundo da fantasia.

Filmes sobre epidemias

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Para relembrar algumas dessas tramas, que falam sobre a disseminação de doenças de forma rápida e muita acima do esperado, com implicações muitas vezes catastróficas, o Canaltech montou uma lista de 5 filmes sobre epidemias assustadoramente atuais.

Os títulos estão ordenados conforme seu ano de lançamento e têm indicado se estão ou não disponíveis em plataformas de streaming no Brasil.

  1. Ensaio Sobre a Cegueira (2008)
  2. Contágio (2011)
  3. Sentidos do Amor (2011)
  4. Guerra Mundial Z (2013)
  5. A Gripe (2013)

1. Ensaio Sobre a Cegueira

Baseado no romance homônimo de José Saramago, Ensaio Sobre a Cegueira é um filme de suspense lançado em 2018. Dirigido pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles, o filme mostra uma sociedade que sofre com uma epidemia de cegueira, mostrando não apenas o início súbito e misterioso da doença, mas também a eventual degradação física e moral da humanidade.

Adaptado para o cinema apenas sob a condição do autor de que se passasse em uma cidade sem nome e irreconhecível, Ensaio Sobre a Cegueira segue os passos da esposa de um médico (Julianne Moore), que vê o marido ficar cego após atender um paciente sob as mesmas condições. Aos poucos, eles descobrem que a cegueira está acometendo pessoas por toda a cidade e são confinados em uma espécie de campo de concentração, em que a mulher é a única ainda a enxergar.

Atualmente, Ensaio Sobre a Cegueira não está disponível em nenhuma plataforma de streaming.

Continua após a publicidade

2. Contágio

Um filme de Steven Soderbergh, Contágio é um longa-metragem de suspense lançado em 2011. Estrelado por nomes como Matt Damon, Laurence Fishburne e Kate Winslet, o título é, assim como outros títulos do cineasta, multi-narrativo, seguindo várias histórias diferentes, mas interconectadas, inspiradas no surto real de SARS de 2002-2004 e na pandemia de gripe de 2009.

Bastante realista (e detalhista na forma como mostra a pandemia) o filme passa por todas as etapas de progresso de um vírus letal, transmissível pelo ar e que mata em poucos dias. Desde o surgimento do paciente zero, passando pela disseminação do vírus, o pânico da população e a corrida para se produzir uma vacina, o filme retrata a jornada da doença e das muitas pessoas afetadas por sua propagação.

Continua após a publicidade

Contágio pode ser visto no Prime Video.

3. Sentidos do Amor

Título que diferente da maioria desenvolve a epidemia de forma muito mais metafórica e emocional, Sentidos do Amor é um longa-metragem de drama romântico e ficção científica lançado em 2011. Dirigido por David Mackenzie, o filme serve como uma grande metáfora da condição humana, tocando em temas como perdão, conexão e amor.

Continua após a publicidade

Estrelado por Eva Green e Ewan McGregor, Sentidos do Amor gira em torno do romance entre a epidemiologista Susan e o chefe de cozinha Michael, um casal muito apaixonado, mas que vê seu amor crescer ao mesmo tempo em que uma misteriosa epidemia começa a roubar as percepções sensoriais das pessoas. Aos poucos, todos vão perdendo o olfato, paladar, audição e visão, e o mundo vai tornando-se cada vez mais caótico.

Atualmente, Sentidos do Amor não está disponível em nenhuma plataforma de streaming.

4. Guerra Mundial Z

Protagonizado por Brad Pitt, Guerra Mundial Z é um filme de suspense, ficção científica e ação baseado no romance homônimo de Max Brooks. Dirigido por Marc Forster, o filme tem uma visão bastante apocalíptica do assunto, utilizando a epidemia menos como o centro da narrativa e mais como o motor para um thriller de sobrevivência.

Continua após a publicidade

Filme de zumbi de maior bilheteria de todos os tempos, tendo arrecadado US$ 540 milhões em todo o mundo, Guerra Mundial Z segue os passos de Gerry Lane, um ex-investigador da ONU, convocado pelo governo, quando uma doença começa a se espalhar rapidamente por todo o planeta, transformando os infectados em zumbis. Enquanto deixa sua família a salvo em um abrigo, Lane parte em uma jornada que segue o caminho inverso da contaminação, a fim de descobrir sua causa e, quem sabe encontrar, uma forma de conter seu contágio.

Guerra Mundial Z pode ser assistidos na Netflix e no Paramount+.

5. A Gripe

Continua após a publicidade

Longa-metragem sul-coreano lançado em 2013, A Gripe é um filme de suspense e catástrofe escrito e dirigido por Kim Sung-su. Estrelado por Jang Hyuk, Soo Ae e Park Min-ha, o título é ambientado no município de Bundang, em Seongnam, e mostra o surto letal de um vírus semelhante à gripe aviária, ainda que muito mais mortal.

Mergulhado uma forte crítica social, que parte de temas como imigração ilegal e o colapso social mediante a epidemia, o longa acompanha a história de Kim In-hae, uma médica do centro de controle de doenças, e de sua filha Miru, que entra em contato com o paciente zero. Além delas, a produção também foca na trajetória de Kang Ji-goo, uma socorrista que tenta proteger a menina.

A Gripe está disponível para locação no Claro TV+.

Continua após a publicidade

Leia também: