10 filmes de terror que não botam medo em ninguém

Por Natalie Rosa | 31 de Outubro de 2019 às 12h07
Universal Pictures

Filmes de horror ou terror psicológico têm um objetivo básico: dar medo e assustar o espectador. No entanto, nem todos cumprem com essa missão, propositalmente ou não. Muitas produções acabam sendo engraçadas demais, forçadas demais, simples demais e não assustam nem criancinhas.

Há quem prefira esse tipo de filme de terror justamente por não gostar de se assustar ou por ser algo mais "leve" e para distrair a cabeça. Isso não significa que não haverá sangue, tripas, demônios ou outras características do gênero.

Se você está em busca de algum filme com essa definição, confira a nossa lista com 10 filmes de terror que não dão medo em ninguém:

1. Corra!

Imagem: Divulgação

A lista vai começar com um filme que não é ruim, muito pelo contrário, mas que é mais chocante do que assustador em si. Dirigido por Jordan Peele, a produção mostra uma história bizarra e chocante em forma de crítica social, mas nada que vai fazer você saltar da poltrona de medo. Em algumas cenas, inclusive, há grandes chances que você caia na risada (com a mão na consciência) de tão absurdas, mesmo que seja o retrato de nossa sociedade.

Corra! conta a história de Chris (Daniel Kaluuya), um jovem negro que vai visitar a casa da família de Rose (Allison Williams), todos brancos. Lá, ele acaba descobrindo que caiu em uma armadilha de racistas extremamente perigosos.

O filme Corra! está disponível no Telecine.

2. Fim dos Tempos

Imagem: Divulgação

Se você fizer uma rápida busca sobre o que se trata esse filme, vai ver que ele não é bem-visto por vários críticos. Muitos fazem piada por ele não ter sentido, outros colocam a culpa de tudo o que aconteceu *aviso de spoiler* nas árvores e a natureza em si, que se voltaram contra a humanidade.

O filme fala, basicamente, sobre um apocalipse que, de repente, começou a se propagar e fazer as pessoas se matarem. O fenômeno segue como misterioso até que o professor de ciências Elliot Moore, interpretado por Mark Wahlberg, e Alma, papel de Zooey Deschanel, começam a entender o que está acontecendo.

Se mesmo assim você se interessou, pode assistir a Fim dos Tempos no Claro Video e Telecine.

3. A Babá

Imagem: Divulgação

Se você quer dar umas boas risadas, mesmo que seja em um filme de terror, a dica é A Babá. Com atuações aparentemente forçadas para deixar tudo mais assustador, a única coisa que a trama vai tirar do espectador são gargalhadas. A história é retratada de uma forma bem bizarra, mas realmente não teria como dar vida a este roteiro sem que fosse assim.

O filme mostra a jovem babá Bee (Samara Weaving) e seu grupo de amigos encapetados. Aparentemente, ela parece ser uma pessoa normal, mas quando fica sozinha com a criança que cuidava, ela chama os colegas para um ritual em que só uma pessoa sairá viva — ou nem isso. Tudo piora quando a Cole (Judah Lewis), a criança, está acordado e assistindo tudo o que está acontecendo.

A Babá está disponível na Netflix.

4. Satânico

Imagem: Divulgação

O filme Satânico conta a história de quatro jovens curiosos interessados pelo ocultismo. Eles viajam à Los Angeles para investigar locais em que rituais foram realizados e acabam se envolvendo em um culto que mataria uma jovem. O problema, no entanto, é que todos os acontecimentos são bastante previsíveis e a atuação não consegue transparecer o medo que deveríamos sentir, fazendo com que o filme fosse classificado por alguns críticos como o pior filme de terror dos últimos tempos.

Infelizmente, não é uma opção para quem quer assistir a um filme de terror e levar vários sustos, mas você pode assistir a Satânico na Netflix se tiver curiosidade e querer tirar suas próprias conclusões.

5. Dia dos Mortos

Imagem: Divulgação

Se você gosta de filmes de zumbis já deve saber da existência de Dia dos Mortos, versão mais atual de uma produção de 1985, que conta a história de um grupo de cientistas em busca da cura de um vírus que está transformando todos em mortos-vivos. A expectativa seria de muitas cenas de tensão e horror, visto que eles estão presos em um único local e precisam sobreviver.

Mas a realidade não é bem assim. Tudo acaba virando um problema de "vivos", deixando um pouco do horror de lado para trazer discussões, experimentos e poucos motivos para nos deixar assustados. Se você quiser conferir, o filme Dia dos Mortos pode ser assistido na Netflix.

6. American Poltergeist

Imagem: Divulgação

Não ache que por ter "poltergeist" no título você vai ficar com medo deste filme. American Poltergeist começa com a clássica história: um grupo de amigos sai em uma viagem que acaba se tornando sinistra. Chegando a uma casa em Massachusetts, eles começam a fazer parte de uma história macabra que aconteceu naquele lugar.

Com um enredo clichê, os acontecimentos já são esperados e, por isso, não surpreendem e muito menos causam sustos. Nem mesmo a aparência do que deveria ser assustador passa credibilidade, e os personagens parecem concordar com isso. American Poltergeist está disponível na Netflix e Amazon Prime Video.

7. Do Fundo do Mar

Imagem: Divulgação

Os tubarões já são velhos conhecidos do cinema e do gênero terror, mas a maioria deles, infelizmente, não são aclamados pelo público e crítica. Um deles é Do Fundo do Mar. A trama conta a história de pesquisadores de um laboratório submarino que estão em busca da cura para o Mal de Alzheimer e, para eles, os tubarões podem ser a solução, então alteram geneticamente o cérebro dos animais.

Alguma dúvida de que isso iria dar errado? Os tubarões ficaram mais inteligentes e a equipe agora precisa escapar desses perigosos seres. Tudo é muito exagerado e, como vários filmes de terror, os acontecimentos são previsíveis, inclusive a crítica sutil ao que os humanos fazem com os bichos

Do Fundo do Mar está disponível na Netflix.

8. Vende-se Esta Casa

Imagem: Divulgação

O ator da série 13 Reasons Why, Dylan Minnette, vive um novo personagem no filme Vende-se Esta Casa: o adolescente Logan. Ao lado de sua mãe, o jovem sai em busca de uma nova casa para morar após a morte do seu pai, e acabam ficando em uma casa que está à venda, então precisam sair de lá de vez em quando.

Não é preciso nem dizer que a casa tem forças misteriosas e assustadores, não é mesmo? Porém, o filme falha em deixar o espectador assustado, mesmo com a boa atuação, pois traz vários clichês e cenas forçadas para se tornar uma trama macabra. Por sua conta e risco, o filme Vende-se Esta Casa pode ser assistido na Netflix.

9. A Morte Te Dá Parabéns

Imagem: Divulgação

A sinopse de A Morte Te Dá Parabéns é que uma jovem, Tree (Jessica Rothe), é terrivelmente assassinada. Até aí, "normal" para um filme de terror, mas de uma forma muito estranha ela começa a reviver o dia do assassinato e tenta descobrir quem foi a pessoa que a matou.

O filme, no entanto, é mais engraçado do que assustador, mas não de um jeito ruim, sendo uma experiência divertida e uma ótima opção para quem não quer pensar muito e tentar decifrar os acontecimentos. Você pode assistir ao filme A Morte Te Dá Parabéns no Telecine.

10. Garota Infernal

Imagem: Divulgação

Infelizmente, o currículo de Megan Fox não conta com os melhores filmes, mas ao menos são divertidos. Exemplo disso é Garota Infernal. Na trama, a atriz vive a personagem Jennifer, que é possuída por um demônio que tem apenas uma vontade: se alimentar da carne de homens.

Este filme também não é exatamente classificado como ruim só para dizer que ele não dá medo, mas sim que é engraçado e que conta com cenas forçadas para, aparentemente de forma proposital, pegar elementos de filmes de terror e transformá-los em uma crítica. Se é positiva ou não, você pode decidir assistindo a Garota Infernal no Claro Video.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.