Publicidade

Filmes clássicos de Kung Fu com Jackie Chan e Bruce Lee serão recuperados com IA

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Divulgação/Warner Bros. Pictures
Divulgação/Warner Bros. Pictures

Filmes clássicos de Kung Fu estrelados por Jackie Chan (A Hora do Rush) e Bruce Lee (Operação Dragão), duas grandes estrelas do cinema de artes marciais, serão recuperados com o auxílio de IA. O projeto foi anunciado durante a 27ª edição do Festival Internacional de Cinema de Xangai.

Firmando uma parceria entre a China Film Foundation e a Kung Fu Film Heritage Project, a restauração pretende recuperar 100 filmes clássicos de Kung Fu usando inteligência artificial.

De acordo com informações da Variety, a tecnologia será utilizada para aprimorar a imagem, o som e a qualidade dessas produções como um todo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

As instituições também garantiram que a narrativa e a estética dos filmes originais serão preservadas durante o processo de restauração.

Em comunicado oficial, Zhang Qilin, presidente da China Film Foundation, afirmou que o objetivo por trás do processo tem relação com a preservação da cultura chinesa, assim como do cinema de artes marciais.

“De Bruce Lee a Jackie Chan, de O Tigre e o Dragão a Guerreiro Lobo, esses filmes mostraram ao mundo a vitalidade e o espírito do povo chinês. Eles são nossos cartões de visita cinematográficos para o mundo.”

Clássicos de Kung Fu com Jackie Chan e Bruce Lee restaurados com IA

Entre os títulos que serão recuperados com IA pela parceria das instituições chinesas estão, por exemplo, A Fúria do Dragão (1972) e O Dragão Chinês (1971), dois grandes filmes da carreira de Bruce Lee.

O Mestre Invencível (1978), com Jackie Chan, e Era Uma Vez na China: Guerreiros à Prova de Balas (1991), que foi estrelado por Jet Li (Beijo do Dragão), mais um astro das artes marciais no cinema, também serão restaurados através do projeto.

Segundo o executivo Tian Ming, da produtora Canxing Media, cerca de US$ 13,9 milhões foram investidos no projeto de restauração dos clássicos de Kung Fu, sendo que, em uma primeira fase, 10 de 100 filmes serão prioridade.

Continua após a publicidade

Vale mencionar ainda que, além da restauração dos filmes com Jackie Chan e Bruce Lee, a China Film Foundation e a Kung Fu Film Heritage Project anunciaram o lançamento de A Better Tomorrow: Cyber Border, um novo filme animado descrito pelas empresas como o primeiro longa-metragem de animação inteiramente feito por IA no mundo.

Leia também:

Fonte: Variety