Publicidade

Fernanda Montenegro comemora indicação de Fernanda Torres ao Oscar 2025

Por  |  • 

Compartilhe:
Divulgação/The New York Times
Divulgação/The New York Times

O Brasil parou na manhã desta quinta-feira (23) após o filme Ainda Estou Aqui ser indicado ao Oscar 2025 nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz (Fernanda Torres).

Fernanda Montenegro, no entanto, mãe de Torres, e, até então, única brasileira indicada à categoria de atuação, é de longe uma das que mais tem motivos para comemorar.

Nas redes sociais, a veterana da TV e do cinema publicou um comunicado emocionado em que fala sobre o “estado de aleluia” em que ela e o marido – o também ator Fernando Torres, que morreu em 2008 – estão pela filha e pelo diretor Walter Salles, responsável pelo longa-metragem.

Na nota, Montenegro fala sobre o ganho cultural que há para o Brasil com a indicação da obra na premiação, a mais importante do cinema mundial, e também sobre o “estado de graça” de orgulho pela filha.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Mãe e filha são únicas brasileiras indicadas a Melhor Atriz

Indicada a Melhor Atriz do Oscar 1999 pelo filme Central do Brasil, também um projeto de Walter Salles, Montenegro perdeu a estatueta para a atriz Gwyneth Paltrow, de Shakespeare Apaixonado, em um dos episódios até hoje considerados de maior equívoco da Academia.

No Brasil, especialmente, a escolha da premiação gerou um sentimento de indignação entre o público, o que trouxe ainda mais brilho (e um ar de revanchismo) à nomeação de Fernanda Torres mais de 25 anos depois.

Mãe e filha, inclusive, foram recentemente pauta de uma matéria do famoso jornal norte-americano The New York Times sobre as expectativas dos brasileiros com a temporada de premiações, e sobre como a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro e a sua, até então, possível indicação ao Oscar poderiam trazer uma sensação de encerramento de ciclo para o país.

Com o resultado de hoje, Ainda Estou Aqui entra para o seleto hall de filmes brasileiros que incluem O Quatrilho (1996), O Que É Isso, Companheiro? (1998), Central do Brasil (1999) e Cidade de Deus (2002) a fazerem história no Oscar.

Leia também:

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*