Ainda Estou Aqui reforça disputa ao Oscar com destaque no NY Times
Por Paulinha Alves | •

A corrida de Ainda Estou Aqui pelo Oscar continua. Após ganhar o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza, bater a marca de 2 milhões de espectadores nos cinemas brasileiros e ser indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa e Melhor Atriz de Drama (Fernanda Torres), o longa de Walter Salles virou tema de matéria no The New York Times.
No último sábado (14), o famoso jornal norte-americano fez um texto a respeito do longa-metragem, contando detalhes sobre o drama vivido pela família Paiva durante a ditadura militar brasileira, e relatando a empolgante caminhada que o título vem fazendo rumo ao Oscar 2025.
Mais do que mostrar como o filme vem crescendo em popularidade em todo o mundo, o texto do The New York Times deu destaque à possível indicação de Fernanda Torres ao Oscar e da expectativa que isso vem gerando em todo o Brasil.
Jornal enfatiza comoção no país
Repetindo uma história que todo brasileiro conhece de cor, o folhetim relembrou a indicação de Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, à premiação em 1999 pelo filme Central do Brasil. Uma nomeação que a atriz perdeu para Gwyneth Paltrow, de Shakespeare Apaixonado, e que o Brasil, nas palavras do próprio jornal, “nunca superou” por acreditar ser uma injustiça.
Também de olho na comoção que o nome de Torres vem causando atualmente nas redes sociais, o jornal chegou a citar a foto que a Academia postou da artista no Instagram. Imagem essa que acumula mais de 2,8 milhões de curtidas e 825 mil comentários de brasileiros enaltecendo o trabalho de Fernanda e a aclamando como vencedora do Oscar. Uma sensação de “acerto de contas” que não tem passado despercebida por Hollywood, e vem gerando cada vez mais empolgação no país e curiosidade fora dele.
Ainda Estou Aqui é forte candidato ao Oscar 2025
Além do New York Times, outros veículos e críticos internacionais também apontam Fernanda Montenegro e o filme Ainda Estou Aqui como grandes nomes ao Oscar 2025.
Embora seja um consenso de que especialmente a categoria de Melhor Atriz seja bastante difícil de ser vencida – já que nomes como o de Angelina Jolie (Maria Callas) e Nicole Kidman (Babygirl) já despontam como favoritos – a produção brasileira tem feito a maior e melhor campanha da história do país.
Baseado no livro de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui se passa no início da década de 1970, e conta a história dos Paiva, uma família de classe média do Rio de Janeiro, que vê seu patriarca, o ex-deputado Rubens Paiva, ser levado por militares à paisana para prestar depoimento e nunca mais voltar para casa. Um desaparecimento que muda para sempre a vida de sua mulher, Eunice, e de seus cinco filhos.
Adaptado por Walter Salles para às telonas, o filme é o candidato oficial do Brasil no Oscar 2025 e foi inscrito pela Sony Pictures em oito categorias da premiação: Melhor Filme, Filme Internacional, Direção, Roteiro Adaptado, Atriz (Fernanda Torres), Ator Coadjuvante (Selton Mello), Fotografia e Montagem.
Leia também: