Erro de continuidade em Ultimato sugere impacto em filme da Viúva Negra
Por Rafael Arbulu | 16 de Abril de 2020 às 08h20
Erros de continuidade ou pequenos buracos nos enredos dos filmes são comuns e, em alguns casos, rendem teorias bem interessantes. O caso mais recente disso são os dois últimos filmes dos Vingadores, dentro do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU na sigla em inglês). E o mais interessante é que isso pode impactar diretamente no próximo filme da Casa das Ideias: Viúva Negra, com lançamento previsto para novembro de 2020.
Cuidado! Daqui em diante este texto contém spoilers de Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato.
Em Guerra Infinita, o titã louco e principal antagonista do filme, Thanos, viaja até Vormir a fim de obter a Joia da Alma, uma das seis pedras de extremo poder a serem encaixadas na sua Manopla do Infinito. Ali, o vilão descobre que a joia só virá para aquele que sacrificar algo que ama.
Neste ponto, Gamora, filha de Thanos, oferece-se como sacrifício, apenas para ser impedida pelo seu pai. A argumentação subentendida é a de que, caso cometesse suicídio, Gamora estaria sacrificando a ela própria, então não seria algo digno de despertar a joia. Thanos então a mata com suas próprias mãos, chorando a perda da filha e, consequentemente, obtendo a Joia da Alma.
Avançando o enredo para Ultimato, Natasha Romanoff, a Viúva Negra (Scarlett Johansson), chega a Vormir acompanhada de Clint Barton, o Gavião Arqueiro/Ronin (Jeremy Renner), no intuito de obter a mesma joia (não vamos nos alongar no motivo, mas vamos explicar rapidamente como eles buscariam uma joia que já foi obtida: “viagem no tempo”). Durante um desenlace entre os dois heróis, a Viúva Negra acaba tirando a própria vida, e o Gavião Arqueiro deixa Vormir com a Joia da Alma em mãos.
Ora, mas se o suicídio não contaria na obtenção da pedra, como raios o Gavião a conseguiu em primeiro lugar? Não deveria ser algo como ele matar a Viúva Negra? E se você argumentar que Natasha sacrificou “aquilo que mais ama”, entendendo que isso fosse a própria vida, então por que seria o Gavião a receber a joia? Temos um paradoxo aí…
O ponto é: diante desse paradoxo estranho, o filme da Viúva Negra, que a Disney e a Marvel já estabeleceram tratar-se de uma “prequência”, ou seja, se passa antes dos eventos de Guerra Infinita e Ultimato, há uma possibilidade de que Natasha tenha mais conhecimento sobre as joias do infinito (ou, pelo menos, a Joia da Alma) do que os filmes anteriores transpareceram.
O Comic Book Resource argumenta que, por Viúva Negra ser voltado às origens da espiã russa, o filme nos levará à Rússia, um país que se envolveu amplamente na Segunda Guerra Mundial e, provavelmente, contou com agentes deserdando para uma organização mundial secreta conhecida dos fãs dos quadrinhos: a Hidra.
Veja bem: a Hidra tinha agentes em todos os fronts da Guerra. Como uma célula do Terceiro Reich nazista, a organização teve acesso a pesquisas sobrenaturais de vários tipos. Basta ver Capitão América: O Primeiro Vingador, onde a Hidra, comandada pelo vilão Caveira Vermelha, pesquisa o controle e o uso do Cubo Cósmico. E o que eventualmente a franquia de filmes dos Vingadores mostrou que temos dentro do Cubo Cósmico?
Pensando desta forma, é seguro especular que a Rússia e, consequentemente, a organização por trás da criação das Viúvas Negras tivessem algum conhecimento, ainda que módico, sobre as Joias do Infinito, levando Natasha Romanoff a entender melhor os mecanismos de obtenção da Joia da Alma, talvez de uma forma que os filmes finais dos Vingadores não deixasse explícita.
Outro detalhe: quem é o “porta-voz” que explica a forma de se obter a Joia da Alma?
Evidentemente, há falhas nessa teoria: se Natasha sabia de antemão que do sacrifício necessário ou de alguma forma obter a joia por meio de um suicídio até então não permitido, por que ela não contou ao Gavião Arqueiro antes? Pode-se argumentar que o artefato veio ao herói por sentir que sua dor de perda era real... será que o Caveira Vermelha impediria Natasha se sentisse que ela fosse, de alguma forma, quebrar essa regra?
Ok, podemos estar exagerando, mas é a Marvel, afinal. “Fazer sentido” não é lá uma necessidade da empresa caso ela precise explicar a morte ou ressurreição de algum personagem querido pelos fãs — e um público considerável pede que a empresa dê seu jeito de “reviver” a Viúva Negra, então audiência ela tem.
Em todo caso, vamos ter que esperar o filme para saber: Viúva Negra tem previsão de estreia mundial em 6 de novembro de 2020 — isso se a COVID-19 não complicar as coisas.
Fonte: CBR