Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dona Lurdes | Qual é a história do spin-off da novela que chega aos cinemas?

Por| Editado por Durval Ramos | 29 de Março de 2024 às 10h15

Link copiado!

Globo
Globo

A carismática Dona Lurdes, personagem de Regina Casé na novela Amor de Mãe, está de volta. Dessa vez, ela aparece como a protagonista do filme que carrega seu nome que estreia nos cinemas no dia 28 de março. O longa é baseado no Diário de Dona Lurdes, livro spin-off escrito por Manuela Dias, a mesma autora da novela. O enredo mostra a protagonista enfrentando a síndrome do ninho vazio depois que seus cinco filhos resolvem sair de casa.

Só que, ao invés de se afundar na solidão e melancolia, ela dá a volta por cima e redescobre os prazeres de poder se dedicar à sua própria vida. É por meio da amizade com Zuleide (Arlete Salles) que ela se abre a novas experiências, como experimentar aplicativos de namoro e onde conhece Mário Sérgio (Evandro Mesquita), um homem divertido que mostra que ainda é possível viver os prazeres do amor e do sexo mesmo depois dos 60 anos.

Continua após a publicidade

Diferente da novela, o longa deixa os filhos de lado e Dona Lurdes assume de vez o protagonismo da história. E, segundo a atriz Regina Casé, esse é realmente o ponto alto do novo filme. “A gente fica apegado aos personagens, porque convivemos diariamente com eles e suas histórias" diz. "Ter a chance de ter reencontrado a Lurdes foi uma maravilha, especialmente porque o público também quer, e agora temos a oportunidade de vê-la de uma outra maneira.”

Essa outra maneira citada por Regina significa que o filme abandona totalmente a carga dramática da novela para dar um ar cômico para a protagonista. O humor, aliás, não é novidade na vida dela, que já estrelou o humorístico TV Pirata na década de 1980 e viveu outros personagens divertidos em novelas e séries.

Continua após a publicidade

O amor de Dona Lurdes

Ainda falando da sua personagem, Regina comentou que, no longa, o amor de mãe perde um pouco de espaço para que ela possa viver outros três tipos amores: o próprio, o de amiga e o romântico. Ela ainda ressaltou a importância de lutar contra o etarismo e mostrar que mulheres mais velhas também namoram, transam e se apaixonam.

Além de Regina Casé, que em fevereiro completou 70 anos, Arlette Salles também é outra veterana em cena. Com 85 anos, ela teve que driblar o desafio de gravar o filme enquanto se preparava para a novela das 19h, Família é Tudo, que estreou no dia 4 de março.

“Inicialmente eu faria um papel menor, mas depois fiquei com o papel da Zuleide, a amiga de D. Lurdes, e é um papel maravilhoso porque fala de amizade, fraternidade… É uma mulher alegre que resgata a Lurdes para a vida, para o amor. Foi uma loucura fazer o filme com a chegada das gravações da novela, mas me emocionei com o enredo e com a Regina”, comenta Arlette.
Continua após a publicidade

Ela, inclusive, foi uma escolha da própria autora Manuela Dias, que reescreveu o longa quando descobriu que a atriz tinha aceitado o convite de participar da trama.

O futuro da Dona Lurdes

Manuela Dias comentou que o filme surgiu quando ela sentiu saudades da personagem e vontade de imaginar o desfecho que ela teria. Na novela, a trama se encerra com Lurdes encontrando Domênico, mas não mostra o que acontece depois disso.

Continua após a publicidade
“Quando a novela acabou, parecia natural ter uma continuação, mas ainda estávamos no auge da pandemia. Depois, eu acabei enveredando por outros trabalhos, como Justiça 2. Só que eu fiquei com vontade de pensar em qual seria o final de D. Lurdes. Eu queria vê-la sozinha e, quando o livro foi lançado, começou uma especulação de que ele daria um filme. Foi tudo orgânico, só que o filme teve uma trama diferente do livro, acho que ele poderia ser o piloto de uma série.”

Ela não nega que a personagem se tornou maior do que a novela e pode render novos frutos para a Globo, como uma série no estilo A Grande Família ou até mesmo um podcast. Enquanto isso não acontece, o público pode rever a personagem no longa que já está nos cinemas. Vale lembrar que mesmo quem nunca assistiu à novela, conseguirá entender a trama sem dificuldades, já que o filme tem uma história independente.