Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crítica | A Última Coisa que Ele Queria posa de malvadão, mas é baixo e tolo

Por| 03 de Março de 2020 às 10h50

Link copiado!

Netflix
Netflix
Tudo sobre Netflix

O ideal é, sem dúvida, que cada um de nós tenha a chance de assistir a um filme e tirar as próprias conclusões. A crítica, assim, não precisa funcionar como uma ferramenta indicativa ou não-indicativa. O que acredito é que o texto crítico existe para abrir perspectivas, sugerir caminhos e, principalmente, para prolongar a experiência do espectador – algo defendido por André Bazin.

Mas existem raros filmes que se tiverem a experiência prolongada podem causar danos quase físicos, aqueles que o melhor é deixá-los ir se apagando da memória. Outros, porém, deveriam vir com a prescrição de um analgésico antes por prevenção, um depois por necessidade, um calmante para amenizar a raiva e muita água para a ressaca sensorial. A Última Coisa que Ele Queria (disponível na Netflix) é uma dose de dor de cabeça diluída em quase duas horas sem sentido; é caminhar tonto, sem saber para onde ir e, no fim, realmente chegar a lugar nenhum. Ou chegar: a um profundo e risível nada.

Cuidado! A crítica pode conter spoilers!

Continua após a publicidade

Batata doce

Histórias sobre jornalismo geralmente são atraentes. A Montanha dos 7 Abutres (de Billy Wilder, 1951), por exemplo, é uma das obras-primas do cinema. Recentemente, o vencedor do Oscar 2016, Spotlight: Segredos Revelados (de Tom McCarthy, 2015), despontou como um filme interessante nesse sentido. Talvez pelo tom investigativo, a busca por justiça por meio do jornalismo coloca o suspense como aliado da história, conduzindo expectativas, apreensões, julgamentos...

Tudo requer um roteiro que ceda envolvimento, que construa importâncias, que crie um elo, um fio condutor. Mas o texto de A Última Coisa que Ele Queria, de Marco Villalobos e Dee Rees (baseado em livro de Joan Didion), aposta no sentido oposto, enxertando o filme de elementos profissionais e pessoais da protagonista (interpretada por Anne Hathaway) sem investir em qualquer uma das informações arremessadas. É uma abordagem investigativa que prefere mostrar arbitrariamente que existe o que investigar e acaba não investigando de fato.

Continua após a publicidade

Pode ser pior, porque existe uma certa pompa no todo do filme que parece uma declaração de autossuficiência, uma pose de inteligente que demonstra uma falta de conexão total entre o que quis se passar e o resultado de tudo. Pode ser interessante, por essa perspectiva, entender essa produção como uma tentativa de inserir experimentalismo em um produto blockbuster. Rees (que também é a diretora do filme e já provou seu talento anteriormente), inclusive, até consegue construir cenas isoladas com alguma força – e algumas com referência ao citado filme de Wilder –, mas não adianta colocar um laço de fita bonito em uma batata doce crua: tem muitos nutrientes ali, mas talvez você precise cozinhar antes.

E não é a questão de ser um filme que instiga a reflexão. Trata-se de um exemplar que aparentemente acredita que tem esse poder sem o ter de fato. Essa autoconfiança sem sentido, aliás, quebra quase que uma regra da empatia fílmica: a de jamais matar um cachorrinho em vão – algo que vem de bem antes de assassinarem o amigo de John Wick. Nesse ponto, A Última Coisa que Ele Queria parece posar de malvadão inconsequente, quando na verdade está sendo aleatório, baixo e tolo.

Golaço de três pontos depois do saque

Continua após a publicidade

A montagem de Mako Kamitsuna, que esteve com Rees no excelente Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississippi, é peça chave no esquema degringolado. Sequenciando as cenas como se um açougueiro bêbado estivesse cortando carne com uma faca cega, Kamitsuna tenta deixar o filme ágil ao mesmo tempo em que absolutamente nada acontece. A incompatibilidade desses fatores faz Esquadrão 6 (de Michael Bay, 2020) parecer uma obra-prima.

Felizmente – na verdade, pode nem ser algo feliz –, Hathaway se esforça com sua Elena. A personagem se divide entre a matéria de sua vida, o pai (Dick – interpretado por Willem Dafoe) envolvido em tráfico de armas e adoentado, a filha (Cat – Onata Aprile) que está em um internato, um caso tosco gratuito e com diálogos constrangedores com Treat Morrison (Ben Affleck), a relação-pura-bagunça com Jones (Edi Gathegi), a amizade com Alma (Rosie Perez), o embate com o Secretário George Shultz (Julian Gamble), as negociações com seu editor (Robert Sedgwick)... e... tem a participação solta de Toby Jones e as menções a uma campanha presidencial que, teoricamente, é parte importante. E é isso.

Continua após a publicidade

A verdade é que A Última Coisa que Ele Queria tem a relevância estética e narrativa de um quebra-cabeça infantil de 10 peças que vem com falha de fábrica. As peças podem até se encaixar, mas a imagem que resulta no final é a cabeça da Peppa Pig com bico e crista da Galinha Pintadinha e corpo de Pocoyo. Se bem que esse resultado poderia fazer uma criança se divertir... e o que esse filme faz está bem longe da diversão: ele organiza as peças de um xadrez, do rei aos peões, em cima de um tabuleiro de gamão e fica rindo, torcendo falsamente para que o espectador faça um gol. E que seja um golaço de três pontos depois de um saque viagem.

De todo modo, não acredito que eu tenha o direito e muito menos o dever de contraindicar essa experiência. Continuo acreditando que o ideal é que cada um de nós tenha a chance de assistir e tirar as próprias conclusões – e nenhuma destas será a verdade absoluta. Por outro lado, para mim, prolongar a experiência de algo assim pode até conter um certo sadismo. Se foi o caso, peço desculpas.