Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Crítica A Queda | Filme de sobrevivência é a pior opção para o medo de altura

Por| Editado por Jones Oliveira | 19 de Dezembro de 2022 às 20h00

Link copiado!

Lionsgate
Lionsgate

A Queda é um suspense de sobrevivência que não é indicado para quem tem fobia de altura. O longa conta a história de duas amigas, Becky (Grace Caroline Currey) e Hunter (Virginia Gardner), que sempre gostaram de aventuras perigosas.

No entanto, após a morte de Dan (Mason Gooding), marido de Becky, durante uma escalada, ambas ficaram traumatizadas. Hunter conseguiu superar o luto de forma mais fácil que a amiga, então a convenceu a encarar o desafio mais perigoso de suas vidas: escalar uma torre de rádio em um local remoto e que mede mais de 600 metros de altura.

Atenção: esta crítica pode conter spoilers de A Queda!

Continua após a publicidade

É quando o filme explora a sua maior característica: trazer desespero através do risco da queda. Com isso, as cenas se tornam ainda mais desesperadoras para quem tem medo de altura, provocando angústia pelo que pode acontecer, além de dúvidas se elas irão sobreviver.

Medo e desespero

A Queda não traz nenhuma novidade na hora de definir a dupla principal. Enquanto uma é mais pé no chão e entende o medo que sente, a outra é mais aventureira e aceita encarar o medo de frente. Essa fórmula é necessária para criar conflitos em relação às decisões tomadas, mas elas conseguem se entender bem.

A tensão começa quando tudo dá errado: desde a escada caindo, a conexão de internet perdida e algumas tentativas frustradas de pedir ajuda. Nós já sabíamos que descer da torre não seria fácil, mas o filme traz seu diferencial pelos ângulos que destacam a altura desesperadora em que elas estão. Dependendo do medo de cada um, as imagens podem causar frios na barriga e até vertigem.

O filme A Queda também brinca com o delírio causado pela fome, sede e insolação, trazendo um plot twist ao final que faz a trama ficar ainda mais "gore".

Continua após a publicidade

Em meio aos dramas de sobrevivência, A Queda também explora, ainda que de forma sutil, as questões das personagens. Vemos diálogos sobre seus traumas, relação com a família e até o relacionamento com o mesmo homem. Nada disso, no entanto, acaba afetando a forma como elas lidam com o problema que pode levá-las à morte, e isso nos poupa de ver desavenças que nos deixariam ainda mais nervosos.

A tensão mostrada em A Queda resulta em uma boa experiência para quem gosta de assistir filmes de sobrevivência, mas sem muito aprofundamento. A trama acerta na tentativa de provocar sensações físicas de desespero em quem sente medo de altura, o que torna tudo mais interessante.

A Queda pode ser comprado ou alugado no Prime Video, YouTube Filmes e Google Play. Ainda não há previsão de quando o filme vai chegar nas plataformas de streaming.