Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Creed 3 | Por que Sylvester Stallone não aparece no filme?

Por| Editado por Jones Oliveira | 03 de Março de 2023 às 19h00

Link copiado!

MGM
MGM

A estreia de Creed 3 escancarou uma enorme ferida que segue aberta há quase 50 anos. O filme é o primeiro de toda a franquia Rocky Balboa sem contar com a presença e o envolvimento de Sylvester Stallone, o que pegou muita gente de surpresa. Só que mais impressionante ainda foram as críticas feitas pelo astro ao longa e toda a briga que ele tornou pública ao longo de toda a produção — revelando o tamanho dessa mágoa que já ultrapassa gerações.

No centro de toda essa controvérsia estão os direitos da série. Ao contrário do que se pensa, Stallone não é dono da franquia e de nenhum filme ou conteúdo relacionado ao universo Balboa. Isso significa que, na prática, o estúdio pode fazer sequências e spin-offs à vontade sem precisar da aprovação do ator.

E isso é algo que sempre lhe incomodou, pois Rocky: Um Lutador não só é o trabalho que o lançou ao estrelato, mas também seu projeto mais autoral até hoje.

Continua após a publicidade

Por que Stallone não é dono dos direitos de Rocky?

O filme de 1976 é basicamente a história do próprio Stallone — um pobre coitado desacreditado à espera de uma única oportunidade para brilhar.

Antes de subir ao ringue pela primeira vez, o ator era um ninguém em Hollywood que tentava emplacar a carreira sem muito sucesso. Participou de filmes pequenos, chegou a apelar ao cinema pornô para conseguir dinheiro e até vendeu seu cachorro para pagar algumas contas.

Continua após a publicidade

Por isso, não pensou duas vezes na hora de vender seu roteiro. A oferta de US$ 25 mil e a possibilidade de estrelar aquela história, oferecidos pelo produtor Irwin Winkler e a MGM, parecia ser o negócio de sua vida e ele concordou com os termos. O único problema é que, nesse acordo, ele entregou também os direitos do personagem — a dita propriedade intelectual — para o estúdio e deixou de ser dono da sua própria criação.

“Na época, eu estava tão animado por estar trabalhando e não entendia que isso era um negócio”, detalhou o ator em um entrevista ao The Hollywood Reporter. “Eu nunca usei uma linha de diálogo sequer escrita por outra pessoa e a ironia é que eu não sou dono disso. As pessoas que literalmente não fizeram nada é que são”.

Stallone diz que, com Rocky: Um Lutador, ele lucrou algo próximo de US$ 2,5 milhões e o sucesso mudou sua vida. Só que isso também abriu seus olhos para o péssimo negócio que havia feito. Assim, com o lançamento de Rocky II: A Revanche e Rocky III: O Desafio Supremo, o ator se engajou em recuperar os direitos da mesma forma que havia conseguido comprar novamente seu cachorro.

Continua após a publicidade

O problema é que, diferente do animal, os novos donos da franquia não estavam dispostos a negociar. Segundo o astro, todas as suas tentativas de rever os termos foram rejeitadas e a resposta era sempre a mesma de que ele já havia sido pago por isso e que não havia motivo para reclamações.

Stallone conta que tentou negociar até mesmo com os herdeiros de Irwin Winkler, mas que o posicionamento inflexível segue o mesmo. E eis que, depois de tanto tempo, parece que a paciência de Rocky chegou ao fim.

Continua após a publicidade

Por que Stallone se negou a participar de Creed 3?

Se essa é uma briga que se estende desde os anos 1980, por que apenas com Creed 3 é que Stallone decidiu se afastar de vez da franquia e dos estúdios? Existem algumas possíveis explicações para isso, mas o verdadeiro estopim surgiu há apenas alguns meses.

Com o sucesso dos dois primeiros Creed no cinema, a MGM decidiu que seria uma boa ideia fazer outros spin-offs da série e anunciou um filme focado em Ivan Drago, personagem criado por Stallone para seu amigo Dolph Lundgren em Rocky IV. A proposta do longa era trabalhar a relação do velho lutador com seu filho Viktor (Florian Munteanu).

O problema é que a decisão foi tomada pelos produtores, que não consultaram Stallone em nada. O ator diz que descobriu sobre o filme pelas redes sociais e, ao que tudo indica, foi a gota d’água na já conturbada relação com os Winkler e a MGM.

Continua após a publicidade

Logo após o anúncio do spin-off, o velho Rocky Balboa deu várias entrevistas sobre o assunto — todas elas muito duras — e chegou até a usar seu perfil no Instagram para atacar os produtores. E embora tenha apagado as postagens pouco tempo depois, o xingamento de “parasita” é algo que ficou bastante marcado.

Sobrou até para o próprio Lundgren. Stallone disse que se sentiu traído por quem considerava um amigo e o ator sueco logo respondeu dizendo que não sabia da situação e que aceitou o papel acreditando que o astro de Rambo estava ciente de tudo. Mais do que isso, ele achou que Stallas iria produzir e atuar no longa.

E aí está o que parece ser o ponto central de toda a disputa. Embora Sylvester Stallone diga que a briga não é sobre dinheiro, mas sobre o legado criativo em torno da marca Rocky, o que parece ter realmente pegado no calo do astro foi o fato de ele ter sido escanteado de um projeto que ele criou e que lhe é tão pessoal.

Continua após a publicidade

Se a questão fosse apenas um cuidado criativo com a série, ele deveria ficar mais preocupado com Rocky V do que com Creed 3 ou o filme da família Drago. Contudo, o simples fato de ele ter sido deixado de fora foi o que mais doeu. Em sua cabeça, é como se produtores e estúdio dissessem que não precisam mais dele para seguir com a franquia.

Equipe queria Stallone em Creed 3

O anúncio do spin-off Drago foi realmente um divisor de águas na relação de Stallone com a franquia Rocky, tanto que ele passou a bater até mesmo no recente Creed 3. Em uma entrevista a uma rádio americana, o ator chegou a dizer que nunca iria assistir ao filme e nem nada que viesse de Irwin Winkler e seus herdeiros.

Continua após a publicidade

O curioso é que o novo filme de Michael B. Jordan tinha deixado um espaço para que o velho Balboa aparecesse. De acordo com o site Showbiz 411, o roteiro original foi pensado com uma participação especial do lutador e que, durante as filmagens, alguns dos produtores do longa chegaram a implorar para que Stallone aceitasse o papel. Contudo, a mágoa falou mais alto.

Ao mesmo tempo, é importante notar que o próprio astro já tinha decidido não aparecer no terceiro Creed antes de a briga com os Winkler se intensificar. Segundo ele, era uma decisão criativa, pois ele não via mais como desenvolver o personagem depois de oito filmes. É algo que faz sentido narrativamente, mas que parece ter ganhado contornos ainda mais pesados após as polêmicas.

Ao mesmo tempo, Stallone diz que não tem nenhum problema com Jordan e que não descarta a possibilidade de voltar a trabalhar com ele no futuro — contanto que não haja nenhum outro Winkler no projeto. Porém, ao que tudo indica, isso significa que não vamos mais vê-lo voltar ao papel de Rocky nunca mais.

Pior: se o estúdio quiser, pode ser que vejamos um remake com outro ator vivendo o lendário Balboa e não há nada que Stallone possa fazer em relação a isso.