Publicidade

Conheça Love Notes to Newton, documentário sobre produtos da Apple nos anos 90

Por  | 

Compartilhe:
Conheça Love Notes to Newton, documentário sobre produtos da Apple nos anos 90
Conheça Love Notes to Newton, documentário sobre produtos da Apple nos anos 90
Tudo sobre Apple

Dirigido por Noah Leon, o documentário Love Notes to Newton fala sobre gadgets da Apple bastante incomuns e que foram lançados nos anos 90, mas que deixaram um legado e influência que perduraram por muito tempo. O filme é voltado à história de como surgiu a linha de produtos Newton, contando os motivos pelos quais eles não conseguiram lucrar, como eles foram esquecidos após o retorno de Steve Jobs à empresa e sua estranha, e ainda assim, longa vida útil após o encerramento da fabricação.

O projeto nasceu com uma dúvida de Leon em um fórum chamado Newtontalk, onde ele questionou se já houve algum documentário ou outro programa de televisão sobre o Newton. Na época, ele estava trabalhando em uma emissora de TV da faculdade e manifestou interesse em fazer um filme desse gênero. Oito anos se passaram e, após fundar sua própria produtora, ele conseguiu desenvolvê-lo e dar vida a Love Notes to Newton.

Vale ressaltar que o filme foi para frente graças a uma campanha de crowdfunding e estreou neste domingo (22) na Macstock Conference and Expo em Woodstock, Illinois. Porém, os entusiastas e curiosos de plantão podem comprar o filme no Vimeo. O documentário é parecido com General Magic, onde alguns entrevistados atribuíram o fracasso de um smartphone da Apple lançado 15 anos antes do iPhone à própria Maçã. Todavia, Love Notes to Newton apresenta um retrospecto diferente da história da companhia de Cupertino, do Vale do Silício e da inovação em geral.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No filme de Leon, há mais de 40 entrevistas, incluindo uma do ex-CEO John Sculley, que esteve no comando da Apple durante o lançamento do Newton em 1993. O produto era um Personal Digital Assistant (PDA) que apresentava tecnologias de reconhecimento de manuscrito e rodava seu próprio sistema operacional, o Newton OS. Em visual, esse MessagePad é bastante diferente do que se tem hoje no mercado em termos de modelos da Maçã e custava US$ 700 quando foi anunciado na Macworld Expo, em Boston.

É dito que o gadget consumia muita bateria; somado ao valor um tanto quanto salgado, ele dividiu os entusiastas, enquanto outros adiaram a aquisição de um. Na primavera seguinte, o MessagePad 100 chegou, seguido pelo MessagePad 120 em 1995, e o 130 veio apenas em 1996. A marca Newton foi ampliando aos poucos e, eventualmente, a companhia lançou o eMate 300, que possuía um teclado, mas usava o Newton OS, e era vendido por US$ 800.

O Newton não foi o novo hit do verão que a Apple esperava, mesmo com uma loja dedicada e estrategicamente alocada em Nova Iorque. Dado isso, quando Steve Jobs retornou à empresa, um de seus primeiros atos foi eliminar essa linha de produtos em 1998. Sabe-se que alguns integrantes da base de fãs da companhia ainda possuem itens Newton, e vários deles podem ser encontrados à venda no eBay.

Fonte: Apple Insider

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*