Confira as estreias da semana nos cinemas (13 a 19/07)

Por Sérgio Oliveira

Julho sempre é um mês recheado de novidades nos cinemas. Prova disso é que, depois da estreia avassaladora de Homem-Aranha: De Volta ao Lar, esta semana chega com outro blockbuster que promete levar milhões de pessoas às salas de projeção: Carros 3.

Sequência da aclamada franquia da Disney Pixar que já arrecadou mais de US$ 1 bilhão em todo o mundo, a animação desta vez foca sua história na derrocada do Relâmpago McQueen. Após anos, o carro escarlate finalmente dá sinais de que o motor já não é essas coisas todas e que a hora de se aposentar para dar espaço a carros conceituais, mais modernos, pode ter chegado. Pelo que vimos até agora sobre o filme, ele tem tudo para ser uma boa história de superação, com aquela pegada que todo mundo conhece e adora.

Fora a animação, outras nove produções estreiam nos cinemas brasileiros. Embora não cheguem com tanto apelo assim, elas podem ser uma ótima opção para quem procura por algo diferente. É o caso, por exemplo, do nacional Fala Comigo, que conta a história de um garoto que liga escondido para as clientes da mãe terapeuta e acaba iniciando um relacionamento com uma delas.

Já a produção francesa A Vida de uma Mulher é uma bela adaptação da obra Une Vie, de Guy de Maupassant. Levando em conta o estilo, a poesia e o arranjo todo especial das palavras do autor, o título percorre cerca de 20 anos da vida de Jeanne, mostrando as causas e consequências dos conflitos que a levaram a ter uma vida tão miserável.

Apesar dessas três indicações, abaixo listamos todas as estreias desta semana, acompanhadas de seus trailers e sinopses, para ajudar você a decidir o que assistir no cinema. Portanto, se acomode aí na poltrona, dê uma olhadinha na lista e se programe para curtir seu filme favorito acompanhado de uma pipoca quentinha.

Carros 3

Durante mais uma disputa eletrizante nas pistas, o campeão Relâmpago McQueen acelerou demais e acabou perdendo o controle. Agora, após ter capotado várias vezes e quase ter partido dessa para melhor, o carro vermelho vai ter sua vida alterada para sempre. O acidente foi tão grave que, com os estragos, McQueen pode ter de se aposentar de vez.

A Luta de Steve

Documentário conta a história do jogador de futebol americano Steve Gleason, que, aos 34 anos de idade, foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica. O médico lhe dá apenas de dois a cinco anos de vida e o atleta faz do tempo seu aliado para ficar perto da família.

D.P.A - O Filme

Pippo, Mila e Bento são amigos inseparáveis e moram num prédio azul e velho. É lá que o trio desvenda os mais loucos mistérios. Usando capas como super-heróis, eles se transformam nos Detetives do Prédio Azul. Agora, os amigos se deparam com uma importante missão: salvar o local da destruição.

Fala Comigo

Diogo é filho da terapeuta Clarice (Denise Fraga). Escondido da mãe, ele faz ligações para os clientes dela. Entre essas pessoas está Ângela, uma quarentona que acabou de se divorciar. A partir de então, eles desenvolvem uma relação que não agrada Clarice nem um pouco.

A Vida de uma Mulher

Jeanne (Judith Chemla) terminou os estudos e decide viver com os pais no campo. Ela conhece o visconde Julien de Lamare (Swann Arlaud), por quem se apaixona perdidamente. Os dois se casam, mas o conto de fadas em que Jeanne acreditava se quebra quando Julien começa a lhe tratar mal e ser infiel, levando a mulher a uma vida de arrependimentos.

Gatos

Documentário mostra como é ser um gato na cidade de Istambul. As câmeras acompanham a rotina de felinos de rua, a interação da população com eles. Nessa cidade turca, esses animais são considerados espelhos das pessoas.

Tour de France

Um rapper anda enfrentando problemas. Ele vai passar uns tempos com um pintor, pai de um amigo. Os dois são muito diferentes e isso os faz baterem de frente. No entanto, a animosidade aos poucos vai cedendo a uma inesperada amizade.

O Futuro Perfeito

A chinesa Xiaobin parte para a Argentina em busca de sua família. Ela não fala nada de espanhol e começa a fazer um cursinho para aprender o idioma. Xiaobin consegue um emprego, junta dinheiro e a nova cultura transforma a vida dela para sempre.

Julho - Agosto

Os pais das irmãs Laura e Josephine são separados. Isso obriga as duas a terem de dividir as férias escolares. Em julho, ficam com a mãe e nessa visita descobrem que ela está grávida. Já em agosto, as irmãs passam o tempo com o pai solteiro. Em cidade e com convivências tão diferentes, esse verão transforma a vida de Laura e Josephine para sempre.

Cartas da Guerra

Angola, anos 1970. Um soldado e aspirante a escritor luta na Guerra Colonial Portuguesa. Quando não está no campo de batalha, ele se dedica a escrever cartas para a esposa, expondo seus sentimentos e descrevendo os horrores que testemunhas.

Vale lembrar que as datas e os locais de estreia são definidos pelas distribuidoras, portanto consulte a programação do cinema mais próximo de você para se certificar que o filme está em cartaz na sua cidade.