Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Batman se junta a Superman e recebe homenagem rara no cinema

Por| 14 de Dezembro de 2020 às 21h00

Link copiado!

Warner Bros
Warner Bros

Batman: O Cavaleiro das Trevas não é somente um dos melhores filmes de Christopher Nolan, é a obra-prima de sua trilogia do Homem-Morcego e está entre as mais prestigiadas adaptações de quadrinhos de todos os tempos. E, agora, o longa recebeu também um importante reconhecimento do National Film Preservation Board (Conselho Nacional de Preservação de Filmes) dos Estados Unidos, associação que seleciona obras com “importância cultura, história ou estética” ao National Film Registry (Registro Nacional de Filmes) da Biblioteca do Congresso estadunidense.

O filme de Christopher Nolan foi anunciado entre os 25 indicados à mais recente lista do National Film Registry, nesta segunda-feira (14). Assim, Batman: O Cavaleiro das Trevas, de 2008, e Superman, de 1978, são agora os dois únicos filmes de super-heróis presente nesse registro nacional. "Esta não é apenas uma grande honra para todos nós que trabalhamos em Batman: O Cavaleiro das Trevas, é também uma homenagem a todos os incríveis artistas e escritores que trabalharam na grande mitologia do Batman ao longo das décadas", afirmou Nolan, em resposta ao acontecimento.

Continua após a publicidade

O National Film Registry justifica sua escolha dizendo que a produção é “como um banquete visual de cenários memoráveis e talento no roteiro; e personagens e situações imbuídos de alma e consciência”. Vale destacar que o filme também conta com o Oscar póstumo a Heath Ledger, que morreu no mesmo ano da estreia e foi lembrado pela Academia por sua atuação como Coringa com o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante, em 2009.

Entre as seleções reconhecidas nesta temporada também estão nove filmes dirigidos por mulheres e sete comandados por pessoas de cor — o que é um recorde e acompanha a tendência do Oscar de exigir mais representatividade no setor. "O National Film Registry é um importante registro da história, cultura e criatividade americanas, capturado por meio de uma das grandes formas de arte americanas, nossa experiência cinematográfica", destacou a bibliotecária do congresso ianque, Carla Hayden.

Continua após a publicidade

O National Film Preservation Board existe desde 1998 e escolhe até 25 filmes por ano para sua biblioteca; e cada longa deve ter pelo menos dez anos de estreia. Até agora, apenas 800 dos 1,3 milhão de filmes do acervo da entidade foram homenageados com o título do National Film Registry. Entre outros selecionados em 2020 estão Shrek (2001), Os Irmãos Cara-de-Pau (1980), Grease — Nos Tempos da Brilhantina (1978) e O Clube da Felicidade e da Sorte (1993).

Vale destacar que a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos possui em seu acervo vários filmes gratuitos para assistir online. Confira neste link.

Fonte: CBR