Publicidade

Alien: criador Ridley Scott se aposenta como diretor na franquia

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

Compartilhe:
Gage Skidmore/Wikimedia Creative Commons
Gage Skidmore/Wikimedia Creative Commons

Nome por trás de grandes clássicos do cinema, o diretor Ridley Scott anda refletindo sobre sua relação com a franquia Alien, cujo primeiro filme, Alien, o 8.º Passageiro (1979), deu início a uma das sagas cinematográficas mais populares de Hollywood. Com uma história de bastidores complicada envolvendo direitos autorais e disputas criativas, Scott planeja se aposentar da franquia por acreditar que já “fez o bastante”.

Em entrevista ao ScreenRant, Scott discutiu o desenvolvimento truncado da franquia, que conta com sequências com diversos erros de continuidade e decisões narrativas questionáveis, falando que acreditava que a saga de Ripley (Sigourney Weaver) “estava morta depois do quarto filme”.

“[...] Acho que senti que [a franquia] estava morta depois do quarto filme. Acredito que o meu filme é muito bom e acho que o filme de Jim [James Cameron] foi bom, mas tenho que dizer que o resto não foi nada bom. Então, pensei: ‘Esse é o fim de uma franquia que poderia ser tão importante quanto Star Trek e Star Wars’.”
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Além disso, Scott ainda falou sobre sua tentativa em “ressuscitar” a franquia com Prometheus (2012), quase como uma tentativa de retomar o controle criativo da saga após anos afastado por questões de direitos autorais, repetindo a dose com Alien: Covenant (2017), último filme de Alien que foi dirigido por ele.

Desde então, Scott se afastou do cargo de diretor, servindo apenas como produtor e consultor de projetos mais recentes da franquia, como o filme Alien: Romulus (2024), a vindoura série Alien: Earth e um novo projeto prequel da saga. Sua impressão atual em relação à franquia, porém, é a de já ter feito o suficiente na direção.

“Fiz o primeiro filme, e então a franquia morreu. Anos depois, eu disse: ‘Vou ressuscitá-la’, e [criei] Prometheus do zero, em um papel branco [...]. Depois, voltei e fiz Alien: Covenant, o que também deu certo. Para onde [a franquia] vai agora, acho que já fiz o bastante, mas espero que vá longe.”

Franquia Alien vai ganhar série neste ano

Embora Ridley Scott esteja com vontade de dar adeus à franquia (como diretor, claro) depois de arrependimentos envolvendo direitos autorais, a expectativa é que Alien siga firme e forte nos próximos anos. Além de Scott estar envolvido com um filme prequel misterioso, o cineasta também está na equipe de Alien: Earth, série que promete continuar revitalizando a franquia após a recepção positiva de Alien: Romulus.

Com data de estreia prevista para 2025 no Disney+, Alien: Earth tem criação de Noah Hawley (Fargo) e vai se passar antes dos eventos de Alien, o Oitavo Passageiro. Na trama, vamos acompanhar uma jovem e um grupo de soldados que fazem uma descoberta chocante sobre a corporação Weyland-Yutani quando uma nave espacial misteriosa cai na Terra.

Continua após a publicidade

Para além dos projetos em desenvolvimento, resta saber se a franquia Alien vai continuar emplacando novas histórias nos próximos anos, e se Ridley Scott realmente vai encerrar sua jornada com a saga dos Xenomorfos.

Leia também:

Fonte: ScreenRant.

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*