Publicidade

Ainda Estou Aqui | Filme brasileiro ganha prêmio de melhor roteiro em Veneza

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Sony Pictures
Divulgação/Sony Pictures

Neste sábado (7), Ainda Estou Aqui, filme brasileiro dirigido por Walter Salles (Central do Brasil) e estrelado por Selton Mello e Fernanda Torres, ganhou o prêmio de Melhor Roteiro do Festival de Veneza 2024.

O longa-metragem baseado na obra de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva foi ovacionado por mais de dez minutos em sua estreia no evento. E, neste sábado, no encerramento da competição, teve a estatueta de melhor roteiro entregue a Murilo Hauser e Heitor Lorega, roteiristas do projeto.

O Leão de Ouro, premiação máxima do festival, acabou ficando com The Room Next Door, primeiro filme em língua inglesa do diretor Pedro Almodóvar.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Filme fala de ditadura e direitos humanos

Baseado na história real de Eunice Paiva, mãe de Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui se passa durante a Ditadura Militar brasileira e segue os passos de Eunice após o desaparecimento do marido, o deputado Rubens Paiva.

Levado pelos militares em 1971 para prestar depoimento, Rubens nunca mais voltou para casa, tendo sua morte oficializada em 1996, vinte e cinco anos após seu sumiço.

O filme mostra a trajetória de Eunice após a tragédia se abater sobre sua família, levando a matriarca dos Paiva a sustentar cinco filhos sozinha e enveredar pelo ativismo político em busca de justiça pelo companheiro.

Falecida em 2018, a advogada tornou-se uma figura bastante proeminente no cenário político e social do país, sendo especialmente reconhecida pelo tempo e esforço que dedicou à luta pelos direitos humanos no Brasil.

Na trama, Fernanda Torres é quem dá vida a Eunice na época da ditadura. Já Fernanda Montenegro, que faz uma participação especial no longa, aparece como uma versão mais velha da protagonista.

Continua após a publicidade

Fernanda Torres está cotada para o Oscar

Fernanda Torres, inclusive, a grande estrela da produção, vem sendo cotada como uma das possíveis candidatas ao Oscar 2025 de Melhor Atriz. Sites internacionais como Variety apostam no nome da brasileira como uma das indicadas – o que a faria repetir o feito de sua mãe, Fernanda Montenegro, indicada por Central do Brasil, em 1999.

Ainda Estou Aqui, uma produção original Globoplay, foi escolhida também para fazer parte do Festival de Toronto (TIFF) e para a 62ª edição do Festival de Nova York, em uma campanha bastante expressiva, que há tempos não se via para um filme brasileiro.