Prometheus, filme prelúdio de Aliens, ganha trailer

Por Ultra Downloads | 20.03.2012 às 15:00

Quando foi lançado há mais de 30 anos, Alien - O Oitavo Passageiro, foi um sucesso tanto de bilheteria quanto de crítica. O filme, de 1979, definiu novos padrões para a ficção científica e, por que não, filmes de terror em geral. Sua atriz principal, Sigourney Weaver (Avatar), foi alçada a musa dos anos 80 e o diretor, um então desconhecido Ridley Scott, consagrado como um nome de alto calibre na indústria.

Porém, mesmo com o sucesso do filme, o diretor não teve mais interesse em voltar para a direção da série, preferindo fazer então o filme Blade Runner - O Caçador de Andróides, outra ficção científica clássica do cinema, do que voltar as terríveis criaturas de Alien. A série, entretanto, ganhou um enorme fôlego quando foi entregue a diretores do porte de James Cameron (Avatar, Titanic) e David Fincher (Seven, Clube da Luta), responsáveis pelas continuações Aliens e Aliens 3.

Cena do filme de 1979, com o alien Space Jockey. Repare bem neste cenårio

Mas a coisa começou a desandar mesmo com o lançamento do quarto filme, de 1998, que mesmo ainda contando com a protagonista Ripley, não alcançou sucesso algum, tanto de bilheteria quanto de crítica. Por causa disso, os fãs (eu inclusive) têm sofrido com atrocidades como a franquia Aliens vs Predador, que empresta elementos e personagens dos filmes para virarem meros coadjuvantes para outro famoso alienígena dos anos 80.

Pensando isso, da para imaginar a empolgação que surgiu pela notícia de que Prometheus, novo trabalho de Ridley Scott, não apenas seria um filme de ficção científica, o retorno ao gênero que o consagrou depois de mais de 30 anos, mas uma história totalmente nova que funcionaria como prelúdio da série Alien.

Parece familiar? Obra de H.R.Ginger. Caso não conheça, que tal pesquisar no Google?

Sim, prelúdio, pois mesmo com o retorno de nomes como o artista H.R.Ginger, o mestre por trás do design de produção das criaturas e naves vistas na série (até hoje icônicos), o novo filme não contaria com nenhum personagem que sequer apareça em algum dos filmes. Na verdade, a história se passaria diversos anos antes dos filmes da década de 80, sem a presença nem mesmo dos temidos Aliens da série original.

Mas como assim?! Bem, confira o trailer:

Ah, é digno de elogio o trabalho feito pela produtora FOX, que mesmo com mais de um ano e meio de produção de Prometheus, numa época em que boatos e rumores viajam na velocidade de um twitter, quase nada se sabe oficialmente sobre a história do filme (não publicaremos boatos, é claro).

Ridley Scott dirige a protagonista do filme, Noomi Rapace

Na trama, pelo que podemos compreender pelo trailer, acompanharemos um grupo de cientistas e exploradores que, assim como no original, são atraídos por uma estranha mensagem. Mas se antes tínhamos um pedido de socorro de uma nave a deriva no espaço, aqui encontramos nossos personagens na Terra - nunca antes vista na série - descobrindo um "convite" que os fará embarcar em uma jornada em busca da origem da própria humanidade. Realmente, uma premissa no mínimo interessante.

A calma antes da tempestade?

Claro que quem viu o trailer já percebeu que o futuro não será tão tranquilo assim. Embora com a informação oficial de que os Aliens realmente não estão na trama, os fãs da série vão se deliciar com as diversas referências da série, além de acenar para algumas respostas que iludem os fãs há anos, como a participação do gigante Space Jockey, visto morto no primeiro filme da série e, aparentemente, ainda vivo em Prometheus.

Charlize Theron percebendo que talvez não tenha sido uma boa idéia virar capitã

Infelizmente ainda não se sabe muito mais sobre o filme, nem mesmo qual será a "ameaça" que sentimos vendo todos aterrorizados no trailer. No elenco, nomes como Charlize Theron (Advogado do Diabo), Guy Pearce (Amnésia) e Michael Fasbender (o Magneto de X-Men Primeira Classe) ajudan a dar corpo a trama.

Prometheus tem previsão de estréia em junho nos Estados Unidos, mas ainda não tem data oficial marcada para chegar no Brasil.