Documentário sobre cartuchos enterrados do game 'E.T.' sai em 20 de novembro

Por Redação | 04 de Novembro de 2014 às 14h53
photo_camera Divulgação

Uma das mais antigas lendas do mundo dos games se provou verdadeira neste ano. A Microsoft se uniu ao diretor Zak Penn e um grupo de documentaristas para gravar Atari: Game Over, um longa que explora a crise na indústria de games no final dos anos 90 e a história de que um gigantesco lote de fitas que teria sido enterrado em um aterro no estado americano do Novo México. Agora, toda essa história em vídeo já tem data para ser lançada: 20 de novembro.

Foi esse o anúncio feito durante o final de semana pelo diretor, por meio do Twitter. O documentário é uma das primeiras produções originais da Microsoft e é exclusivo para os consoles da empresa, além de seu site oficial. Ao mesmo tempo, será também um dos últimos conteúdos voltados para o Xbox, já que a empresa fechou o Xbox Entertainment Studios como parte de sua reestruturação interna após a incorporação da Nokia.

O game E.T. The Extra Terrestrial para o Atari 2600 é considerado um dos piores jogos já desenvolvidos na história, fruto de um trabalho apressado para aproveitar o hype do filme e colocar o título nas lojas a tempo do Natal de 1982. Na época, a recém-nascida indústria de games já apresentava sinais de saturação, algo que piorou de forma desastrosa quando as prateleiras das lojas foram invadidas não apenas por este, mas também outros games de péssima qualidade, claramente voltados para aproveitar a temporada de final de ano.

O que se seguiu foi a quebra de empresas de pequeno a grande porte, além de um estoque interminável de cartuchos que ninguém mais queria comprar. Foi daí que surgiu a lenda, já que enterrar os cartuchos teria sido a solução encontrada pela Atari para o problema. A história foi provada real quando a produção do documentário efetivamente encontrou centenas de fitas, de diversos títulos, em um aterro isolado da cidade de Alamogordo, nos Estados Unidos.

Mas não é apenas nisso que Atari: Game Over se concentra. O filme promete ser uma verdadeira viagem pelo passado da indústria, contando com entrevistas com desenvolvedores e empresários da época, traçando um panorama do que acontecia e por que a indústria quebrou de tal maneira.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!