5 filmes estrangeiros mais premiados no Oscar
Por Natalia Cuqui |

O Oscar divulgou a lista com seus indicados ao prêmio de 2025 e o longa Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, recebeu três indicações ao prêmio, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz para Fernanda Torres. Não é tão comum a Academia valorizar produções de fora do circuito americano: desde a primeira edição do prêmio até o ano passado, apenas 14 filmes estrangeiros conquistaram estatuetas de Melhor Filme, por exemplo.
No entanto, na contramão desse dado, o filme Emilia Pérez foi indicado em 13 categorias no Oscar 2025, tornando-se a produção estrangeira mais indicada da história do Oscar.
O longa foi indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Filme Internacional, Melhor Cabelo e Maquiagem, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Edição, Melhor Som, Melhor Fotografia e Melhor Canção Original, sendo esta última com dois indicados na mesma categoria.
O musical em espanhol é dirigido pelo francês Jacques Audiard e conta com a participação de Karla Sofía Gascón, Zoe Saldaña, Selena Gomez, Edgar Ramírez e outros no elenco.
Na obra, Rita trabalha em um escritório de advocacia que está mais interessado em lavar dinheiro do que em servir a lei. Para sobreviver, ela ajuda um chefe do cartel a sair do negócio para que ela possa finalmente tornar-se a mulher que sempre sonhou.
O Canaltech reuniu 5 filmes que ganharam em categorias além de Melhor Filme Internacional - ou Estrangeiro, como era chamada a categoria anteriormente. Confira abaixo:
1. A Vida É Bela
Em 1999, o longa A Vida É Bela, da Itália, venceu nas categorias de Melhor Ator, Melhor Trilha Sonora e Melhor Filme Estrangeiro, onde concorria com Central do Brasil. O enredo se passa na Segunda Guerra Mundial, na Itália, quando o judeu Guido e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista.
Afastado da mulher, Guido precisa usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência ao redor.
A Vida É Bela está disponível para aluguel na Amazon.
2. O Tigre e o Dragão
Dirigido por Ang Lee, O Tigre e o Dragão fez história ao ser indicado em 10 categorias no Oscar 2001, incluindo a de Melhor Filme. O longa venceu nas categorias Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora.
Na dinastia chinesa Qing do século 19, um guerreiro entrega sua espada à amante para que a leve a um lugar seguro, mas a arma é roubada, e assim começa uma grande perseguição para encontrá-la.
O Tigre e o Dragão está disponível para aluguel na Amazon e no iTunes.
3. Parasita
O filme sul-coreano foi o primeiro longa estrangeiro da história a levar a estatueta de Melhor Filme. Além do prêmio principal do Oscar, Parasita também venceu em Melhor Roteiro Original, Melhor Direção e Melhor Filme Internacional.
Ki-taek tem uma família unida, mas todos estão desempregados e as suas perspectivas futuras não são das melhores. Seu filho Ki-woo é recomendado por um amigo para dar aulas de inglês bem pagas a uma família rica, o que dá a esperança de uma renda na família.
Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe e filhos bolam um plano para se infiltrar também na abastada família, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social cobram o seu preço.
Parasita está disponível no Max e no Prime Video.
4. Labirinto do Fauno
O filme Labirinto do Fauno, do mexicano Guillermo del Toro, foi lançado em 2006 e fez história no Oscar, ganhando nas categorias Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Maquiagem. Além disso, foi indicado como Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Roteiro Original e Melhor Trilha Sonora.
No filme, Ofélia, uma garota sonhadora de 10 anos, muda-se para Navarra com a mãe grávida e frágil para conhecer pessoalmente seu novo padrasto, Capitão Vidal, um oficial fascista com ordens para eliminar os rebeldes do território remoto. Arrogante e intimidador, o personagem não faz qualquer esforço para aproximar-se da enteada.
Sozinha e em busca de companhia, a criança recorre a Mercedes, uma jovem cozinheira que trabalha para as tropas de Vidal. Fascinada por contos de fadas, Ofélia descobre um antigo labirinto e encontra o Pan fauno, que diz à menina que ela é uma lendária princesa perdida e que precisa completar três tarefas perigosas a fim de se tornar imortal.
O Labirinto do Fauno está disponível no Claro TV+.
5. O Artista
Em 2012, o filme francês O Artista, do diretor Michel Hazanavicius, venceu cinco estatuetas do Oscar. O longa de 2011 conquistou as estatuetas de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Trilha Sonora e Melhor Figurino. O Artista foi indicado ainda nas categorias Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Original, Melhor Direção de Arte, Melhor Edição e Melhor Fotografia.
O filme, mudo e em preto e branco, é ambientado na década de 1920. Na obra, o ator George Valentin é uma estrela do cinema mudo, mas sua carreira está ameaçada pela chegada do cinema sonoro. Enquanto ele luta para manter seus filmes, Peppy Miller, uma coadjuvante, alcança a fama.
O Artista está disponível para aluguel no Claro TV+ e no iTunes.
Sendo assim, os 5 filmes estrangeiros que mais ganharam prêmios no Oscar, além de Melhor Filme Internacional, são:
- A Vida É Bela
- O Tigre e o Dragão
- Parasita
- Labirinto do Fauno
- O Artista
Leia também: