Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pescadores encontram raríssima arraia gigante no Camboja; veja o vídeo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 13 de Maio de 2022 às 14h46

Link copiado!

aetb/Envato
aetb/Envato

Pescadores do Camboja — no Sudeste da Ásia — encontraram uma arraia gigante de 180 kg e aproximadamente 4 metros de comprimento. O animal ficou preso nas redes de pesca e foi resgatado com sucesso, devolvido com vida às águas do rio Mekong, em Stung Treng, província localizada no Nordeste do país.

A arraia-gigante-de-água-doce (Urogymnus polylepis) foi encontrada no último dia 5, faz parte da família da família Dasyatidae, e vive no Sul e Sudeste da Ásia. A espécie é uma forte candidata ao título de maior peixe de água doce do mundo.

Continua após a publicidade

Se já não é tão frequente que animais marinhos gigantes sejam encontrados por aí, no rio Mekong o acontecimento conta com uma raridade ainda maior. Com exceção desse caso da arraia, a última vez que os pescadores locais realmente viram uma espécie gigante foi um bagre, em 2015.

Ironicamente, o rio abriga uma série de outras espécies aquáticas de grande porte, por causa da variedade de habitat, incluindo áreas mais profundas ou bancos de areia, por exemplo. Entretanto, a saúde do rio Mekong diminuiu seriamente nas últimas décadas devido à poluição da água e por conta da pesca excessiva.

Com isso, os especialistas advertem que a biodiversidade da área está ameaçada. Segundo o biólogo Zeb Hogan, da University of Nevada (EUA), a descoberta da raia foi de "grande significado, porque confirma a existência de peixes grandes neste rio, que não está bem estudado", e pode vir a sofrer “efeitos ecológicos devastadores” por conta da criação de usinas hidrelétricas na região.

Fonte: Live Science, IUCN Red List