Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Transfusão de sangue de um camundongo velho para um jovem causa envelhecimento

Por| Editado por Luciana Zaramela | 05 de Agosto de 2022 às 18h40

Link copiado!

Karsten Paulick/Pixabay
Karsten Paulick/Pixabay

Cientistas da University of California realizaram transfusões de sangue de camundongos mais velhos para camundongos mais novos e descobriram que a operação desencadeia envelhecimento no corpo dos jovens — ou seja, o decaimento celular não é apenas culpa da idade.

A hipótese é antiga, e já era confirmado que conectar cirurgicamente roedores mais idosos aos mais jovens causaria um rejuvenescimento dos seniores. Enquanto se sabia o benefício que isso causava nos camundongos velhos, os efeitos no doador mais novo eram incertos.

Continua após a publicidade

Envelhecendo os jovens

Mais especificamente, o sangue de roedores com quase 2 anos foi retirado e a transfusão feita para animais de 3 meses. Após duas semanas, verificou-se um número crescente de células senescentes, ou seja, células que já estão danificados e não se dividem mais, mas também não morrem. Elas podem ser identificadas no fígado, rins e músculos. É normal que elas se acumulem à medida que se envelhece: nos humanos, isso se inicia após apenas alguns anos de vida.

Além das células senescentes, também foi identificada fraqueza nos camundongos jovens que receberam a transfusão, medida por testes de força. De modo geral, o teste concluiu que a ocorrência de tais células pode ser induzida em animais mais novos à parte do envelhecimento cronológico.

Segundo os cientistas, isso abre novos horizontes e ajuda a explicar porque senolíticos — medicações que limpam células senescentes no corpo — não têm surtido efeitos tão bem-sucedidos quanto se esperava em seus testes clínicos. Mesmo assim, tais medicamentos ainda estão sendo pesquisados, já que há potencial para serem utilizados em tratamentos contra o câncer.

Continua após a publicidade

Especialistas ainda apontam que os achados da pesquisa poderão ajudar nos esforços para combater os efeitos da idade, como os problemas de saúde advindos de um corpo cronologicamente envelhecido. A publicação do estudo foi feita na revista científica Nature Metabolism no último dia 28 de julho.

Fonte: Nature Metabolism, Nature