Teste de HIV com USB promete resultado em 30 minutos

Por Redação | 10 de Novembro de 2016 às 15h59

Um grupo de cientistas britânicos desenvolveu um novo tipo de teste de HIV que pode ser conectado a um computador via USB. Eles afirmam que o dispositivo é capaz de detectar a presença do vírus em uma gota de sangue – algo parecido com aqueles usados para verificar os níveis de açúcar e controlar o diabetes – e gerar um sinal que pode ser lido graças à conexão.

A tecnologia é descartável e promete mostrar o resultado do teste em apenas 30 minutos, o que aceleraria as coisas, tendo em vista que os métodos atuais podem demorar dias para produzir uma resposta.

A novidade pode ser essencial para pessoas que vivem em regiões mais remotas, pois as ajudaria a ter um maior controle da sua situação. O Doutor Graham Cooke, um dos principais autores do projeto, explica que o monitoramento da carga viral é crucial para o sucesso do tratamento do HIV.

Isso acontece porque os atuais tratamentos envolvem potentes drogas antirretrovirais, que reduzem a quantidade de vírus nas células sanguíneas. Embora estas drogas sejam eficazes, os pacientes precisam de exames de sangue regulares para verificar a medição da carga viral.

Caso o paciente se torne imune ao medicamento, o aumento na quantidade de HIV no sangue será notável. O exame de carga viral é diferente dos testes mais rotineiros, que conseguem verificar apenas a presença do vírus, mas não a sua quantidade na corrente sanguínea.

Por enquanto, o dispositivo USB ainda está em fase de testes e ainda não se sabe quando (ou se) ele chegará ao mercado.

Via Daily Mail

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.