Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rover Opportunity da NASA completa doze anos de exploração em Marte

Por| 29 de Janeiro de 2016 às 08h40

Link copiado!

Rover Opportunity da NASA completa doze anos de exploração em Marte
Rover Opportunity da NASA completa doze anos de exploração em Marte

24 de janeiro de 2004 foi a data da aterrissagem do Oportunitty, veículo explorador não tripulado que a NASA enviou ao espaço com Marte como destino. Também conhecido como rover, o veículo está na ativa esses anos todos e ainda coleta informações científicas e as envia para a Terra até os dias de hoje.

Inicialmente, a agência espacial dos Estados Unidos previu que o rover funcionaria por cerca de 90 dias marcianos devido às intensas tempestades de areia que são frequentes em Marte. No entanto, ventos inesperados mantiveram os painéis solares do Opportunity limpos e o veículo continuou funcionando por esse tempo todo, celebrando 12 anos de atividade nesta semana. Mas não foi somente contando com a sorte que a agência espacial conseguiu manter o rover na ativa. Já foi necessário realizar manutenção em sua memória e atualizar seu software algumas vezes.

Atualmente, o Opportunity está analisando rochas e minerais em uma área chamada Marathon Valley. John Callas, diretor do projeto, disse que os cientistas estão “ansiosos para completar o trabalho no Marathon Valley nesse ano e continuar utilizando o Opportunity” em outras explorações pelo planeta.

Continua após a publicidade

O inverno marciano começou agora em janeiro, então os raios solares que os painéis do veículo captam são consideravelmente menos intensos. Para contornar o problema e manter o veículo ativo, a equipe o posicionou em uma orientação que melhor aproveitasse a luz solar, permitindo a continuidade da missão, que ainda tem recursos financeiros para operar até o final de 2016. Porém, como o veículo provavelmente continuará funcionando, o pessoal do Jet Propulsion Laboratory está trabalhando em uma proposta para estender esse período mais uma vez.

Fonte: NASA