Qual é a diferença entre onça e leopardo?
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela |
Os grandes felinos são conhecidos por despertarem curiosidade entre as pessoas, como o leopardo e a onça-pintada — no Brasil, onça é sinônimo de jaguar. Essas duas espécies selvagens pertencem ao mesmo gênero Panthera e à família Felidae.
- Onça-pintada perde briga para grupo de ariranhas no Pantanal do MT; veja vídeo!
- Desmatamento acelerado tem ameaçado grandes espécies da Amazônia e do Pantanal
Tanto as onças quanto os leopardos são excelentes caçadores, com mandíbulas fortes, garras afiadas, audição apurada e capacidade de rugir. Também costumam ser solitários ao longo da vida e têm hábitos crepusculares ou noturnos, com raras exceções.
Ambos podem ser facilmente confundidos, já que a onça e o leopardo têm a pelagem alaranjada e inúmeras “pintas” (rosetas) pretas espalhadas pelo corpo.
Onça-pintada
A onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino das Américas — na comparação global, perde em tamanho para o leão (Panthera leo) e para o tigre (Panthera tigris). Em média, um espécime adulto macho pesa mais de 100 kg, medindo entre 1,1 m a 1,8 m.
Existem registros históricos da espécie em regiões que vão dos Estados Unidos até a Argentina, mas os espécimes não são mais observados nesses locais. No Brasil, é normalmente encontrada nas florestas tropicais, como a Amazônia e a Mata Atlântica, além do Pantanal e do Cerrado. Frequentemente, é avistada na Venezuela, na Colômbia e no México. Atualmente, está em risco de extinção.
Além de escalar árvores de forma ágil, a onça-pintada consegue mergulhar e caçar na água. Por causa dessa habilidade incomum entre os felinos, consegue incluir na sua dieta alguns animais aquáticos, como capivaras, jacarés, peixes e cobras.
A seguir, veja este felino em ação:
E a onça-preta?
Cabe destacar que a onça-pintada e a onça-preta são indivíduos da mesma espécie. A diferença é que o animal mais escuro nasceu com uma condição conhecida como melanismo. Basicamente, é uma mutação que aumenta a produção de melanina no organismo, ou seja, a proteína responsável pela pigmentação preta.
Inclusive, não existem subespécies entre as onças. "Podem ser reconhecidas três ou quatro populações com apreciável diferenciação genética, mas que não devem ser consideradas verdadeiras subespécies", afirma o zoólogo Giovanni Giuseppe Bellani, no livro Felines of the World.
"Algumas barreiras geográficas, como o rio Amazonas e o estreito de Darién (Panamá), entre a América do Norte e do Sul e a América Central, isolaram algumas populações e dificultaram o fluxo genético histórico, mas não o impediram completamente", complementa Bellani.
Leopardo
Diferente da onça-pintada, o leopardo (Panthera pardus) é dividido em oito subespécies, sendo o leopardo-africano (Panthera pardus pardus) e o leopardo-de-amur (Panthera pardus orientalis) as mais comuns. O leopardo-preto não é considerado uma subespécie por ser resultado do melanismo.
Tamanha variação genética e tantas subespécies ocorrem por causa de sua intensa distribuição no globo. Isso porque leopardos podem ser encontrados na África, no Oriente Médio, na Europa e na Ásia. Apesar disso, algumas subespécies estão em risco de extinção.
Em média, um leopardo macho pesa entre 60 kg a 70 kg, medindo entre 90 cm a 1,6 m. Mais leves e com caudas maiores, eles escalam muito bem árvores. Para evitar o roubo da caça por outros predadores nas savanas, como os leões e as hienas, os leopardos literalmente “içam” a presa para a copa das árvores, mesmo que o animal abatido tenha o dobro do peso deles. A dieta se concentra mais em mamíferos terrestres, como veados, enquanto tendem a manter distância da água.
Diferença entre onça e leopardo
Pensando nas principais diferenças entre a onça e o leopardo, está a questão da distribuição geográfica — a onça-pintada é exclusiva do continente americano. Outros diferenciais envolvem o tamanho e o peso, já que as onças são mais corpulentas. No entanto, é curioso notar que os leopardos têm caudas maiores.
Diferentes tipos de pintas
Um dos pontos mais diferentes entre as espécies é a questão das pintas, o que gera confusão entre os leigos. "O padrão do pelo da onça é diferente do leopardo", explica o pesquisador Bellani.
"Na onça, as rosetas costumam ser muito grandes, e a cor é sempre mais escura com pequenas manchas internas", pontua. Enquanto isso, "as rosetas de leopardo são menores (um pouco maiores no leopardo-de-amur, onde às vezes formam anéis), e a cor interna da pelagem é um pouco mais escura, mas manchas internas nunca estão presentes", completa, sobre a distinção entre a onça e o leopardo.
Fonte: Felines of the World, Science Direct, USP e Sharp Photography