Frutas, plantas e até insetos! Saiba a origem dos nomes das cores

Frutas, plantas e até insetos! Saiba a origem dos nomes das cores

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 03 de Outubro de 2021 às 18h00
Denise Chan/Unsplash

Azul, vermelho, verde... os nomes das cores fazem parte de nosso cotidiano. Mas você já parou para pensar de onde vêm essas nomenclaturas? Pedras preciosas, frutas e até insetos estão por trás da origem dos nomes que usamos até hoje para nos referir às cores das coisas que nos rodeiam.

Azul

Inicialmente, a palavra designada para se referir a essa cor foi o cerúleo, do latim caeruleus. No entanto, a palavra mais popular surgiu a partir de uma pedra preciosa árabe chamada lápis-lazúli. Lápis significa pedra em latim, e o lazúli, do árabe lázúrd, virou o nome da rocha que tinha esta tonalidade.

Vermelho

Vermelho vem do latim vermiculum, que significa nada mais nada menos que... pequeno verme!  Acontece que na antiguidade, a tinta vermelha era fabricada a partir do sangue de um inseto chamado colchonilha. Quando esmagado, esse inseto soltava um borrão da cor que hoje em dia, no Brasil, chamamos de vermelho.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Amarelo

Na Antiguidade, era muito comum que as crianças tivessem icterícia, uma doença que ocorre se o fígado não processar glóbulos vermelhos de modo eficiente, uma vez que eles se quebram. Essa doença tornava a pele amarelada e causava um gosto amargo na boca, por causa da bílis, secreção produzida pelo fígado. No latim, amargo era amargus, e o diminutivo era amarellus. Veio daí a palavra, então, que quer dizer algo como "amarguinho".

Laranja

Talvez você já tenha parado para se questionar: o que veio primeiro? A fruta ou a cor? A palavra "laranja" veio a partir da fruta: em sânscrito, naranga. Em árabe e persa, a palavra passou por uma adaptação, virando nárandja, e no francês antigo, pomme d’orenge.

(Imagem: Sharon McCutcheon/Unsplash)

Preto

A palavra preto vem do latim, de um termo chamado appectoráre, que significava “comprimir contra o peito”. Na antiguidade, esse termo dava a ideia de algo denso, espesso, e acabou lembrando a cor em questão. A palavra virou apretar e então chegou ao termo que usamos hoje: preto. No caso de negro, a origem está no nigrum, do latim.

Branco

No latim, o contrário da cor mais densa era albus, o que originou palavras como "alvo" e "albino". O termo "branco", especificamente, vem do germânico blank e significa reluzente, brilhante ou polido. Vem daí, inclusive, a expressão “armas brancas”, já que são polidas e reluzentes.

Cinza

A palavra "cinza", como talvez você já tenha imaginado, tem origem das  cinzas que sobravam de fogueiras. Inicialmente, em latim, o nome dessa poeira mais clara que preto e mais escura que branco era nomeada de cinisia.

Marrom

O termo "marrom" foi originado a partir da castanha portuguesa. Acontece que ela é chamada de marron, em francês. O marron-glacê, doce feito com castanhas, vem daí. O termo "castanho" também veio a partir disso, mas só continuou sendo usado em casos específicos, como para olhos e cabelos.

Fonte: Ensaios e Notas, GQ

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.