Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pykrete | Saiba por que o gelo com algodão dura mais

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Janeiro de 2023 às 14h00

Link copiado!

OxanaDenezhkina/Envato
OxanaDenezhkina/Envato

Com a chegada do verão, um assunto que volta à tona é o pykrete, um gelo “que “nunca” derrete. Também chamado de gelo indestrutível, gelo de 24h ou mesmo gelo eterno, é muito procurado por quem pretende aproveitar uma praia ou o Carnaval, por exemplo, e precisa manter as bebidas geladas por muito tempo fora da geladeira, em um cooler ou caixa de isopor.

Mas o que é esse tal de pykrete? Basicamente, é um gelo com algodão. Simples assim. E o preparo não é nem um pouco complicado, justamente porque envolve apenas os dois ingredientes (algodão e água). A quantidade fica a seu critério, com base no que você pretende fazer com esse gelo — ou seja, o tamanho que ele deve ter.

Como fazer pykrete, o gelo “eterno”

Continua após a publicidade

Primeiro, é preciso escolher o recipiente, e então cobrir o fundo com o algodão. Logo em seguida, acrescente a água até que o algodão fique bem encharcado. Feche o recipiente com a tampa e deixe no congelador até ficar rígido. Caso não tenha uma, vale cobrir com um plástico filme. O importante é deixar fechado, para que o material se mantenha limpo, sem contaminação. Depois, é só desenformar e pronto.

Embora seja uma boa opção para manter as suas bebidas geladas, é preciso compreender que não se deve colocar o pykrete no copo, por causa do algodão. Logo, o "gelo eterno"não deve entrar em contato com a bebida diretamente, só com as latas, garrafas, etc.

O que torna o pykrete mais durável?

Continua após a publicidade

Se você imagina que a ciência pode ter uma resposta para essa resistência aprimorada que o pykrete apresenta, está corretíssimo. Tudo acontece por conta de um efeito chamado compósito. Isso quer dizer que a água e o gelo mantêm suas propriedades individualmente, e quando misturados, apresentam um comportamento diferente.

Nesse caso, a água atua como a responsável por garantir a estrutura, enquanto o algodão realça determinadas propriedades, assim, tornando o gelo sólido por mais tempo. Na prática, é como se o algodão criasse uma camada termoprotetora, ou seja: preserva a baixa temperatura, de modo que a água se recongele enquanto retorna ao estado líquido.

Embora o pykrete seja mais frequente enquanto gelo com algodão, outros materiais também cumprem esse papel de reforço. Originalmente, ele era usado em construções na época da Segunda Guerra Mundial para substituir o aço que estava em falta, e era feito com gelo e serragem.

Fonte: Wired, Homify