Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pesquisadores criam mão robótica capaz de aprender movimentos sozinha

Por| 10 de Maio de 2016 às 21h35

Link copiado!

Pesquisadores criam mão robótica capaz de aprender movimentos sozinha
Pesquisadores criam mão robótica capaz de aprender movimentos sozinha

Antes de se tornar um bom pianista, cirurgião ou gamer, é preciso treinar as mãos fazendo as mesmas tarefas diariamente, melhorando seus movimentos com o tempo antes de se tornar mais habilidoso, não é verdade? Bem, se isso acontece conosco, que somos humanos, por que não servir também para o aprendizado dos robôs? É sobre isso que vamos falar agora.

Pesquisadores da Universidade de Washington dizem ter desenvolvido uma mão robótica ainda mais inteligente que a mão humana. No projeto, o robô em questão pode aprender a manusear objetos e desenvolver novas habilidades sem qualquer intervenção de humanos. Ao invés de ter seus movimentos programados como ocorre com um robô comum, a chamada ADROIT Manipulation Platform aposta no aprendizado próprio e no feedback do mundo real para melhorar sua performance.

O estudante de doutorado em ciência e engenharia da computação Vikash Kumar disse que "a dinâmica e habilidade na manipulação de objetos nunca foram demonstradas antes", muito menos os resultados que eles obtiveram nas pesquisas. Kumar e seus colegas vão discutir o projeto em um apresentação no dia 17 de maio na IEEE International Conference on Robotics and Automation.

Somente o custo de hardware do projeto ficou em cerca de US$ 300.000, mas um valor ainda maior foi alcançado pelo software desenvolvido em conjunto com a mão inteligente. Os pesquisadores conseguiram desenvolver algoritmos que permitem ao computador simular o complexo movimento de cinco dedos, como digitar no teclado, soltar um graveto ou até conseguir pegar algo no ar.

Continua após a publicidade

O software desenvolvido está no comando do robô, e analisa a interação da mão através de sensores e câmeras que captam os movimentos enquanto a mão realiza tarefas normais do mundo real. Cada nova interação é incorporada e atualizada no controle de algoritmos do programa. Kumar explicou em entrevista que a mão robótica se comporta como se estivesse tendo lições na escola, indo para casa e fazendo as tarefas, de forma a aprender a fazer as coisas cada vez melhor.

O time demostrou que a mão robótica ainda pode melhorar sua manipulação de objetos com o passar do tempo. Em demonstração em vídeoo robô parece bastante confortável em girar um tubo plástico cheio de grãos de café entre os dedos. O próximo desafio vai ser perceber como a mão se comporta lidando com outros objetos e situações que ainda não realizou antes.

Fonte: Geek Wire