Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Peixe-português, extremamente raro e exótico, é encontrado no litoral de SP

Por| Editado por Luciana Zaramela | 18 de Novembro de 2022 às 11h44

Link copiado!

Max Gotts/Unsplash
Max Gotts/Unsplash

Conhecido pelo nome de peixe-português ou peixe-de-guerra, a espécie Nomeus gronovii foi vista pela primeira vez no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, no litoral de São Paulo. Segundo especialistas, o animal é extremanente raro e exótico.

"Essa é a primeira ocorrência [do peixe-português] na nossa região de Santos", afirma o biólogo Eric Comin para o G1. Até então, a espécie extremamente rara foi encontrada uma única vez no Brasil. Mais especificamente, em São Sebastião, no litoral norte do estado.

Fora destas aparições raras, o peixe-português é nativo e pode ser encontrado comumente no Golfo do México, no Caribe, no Mar Mediterrâneo e no Mar Vermelho.

Continua após a publicidade

Vale destacar que o registro inédito do peixe raro e exótico foi clicado pelo mergulhador Leonardo Maronezi na última segunda-feira (14), enquanto o fotógrafo estava em um intervalo de superfície durante o mergulho.

Peixe-português estava acompanhado de caravela no litoral de SP

Segundo artigo da Encyclopedia Britannica, o peixe-português é conhecido por viver, de forma segura, entre os tentáculos urticantes da caravela-portuguesa (Physalia physalis). Ali, obtém proteção e comida. Inclusive, no litoral de São Paulo, o animal avistado estava ao lado de uma caravela desta espécie.

Continua após a publicidade

"Quando jovem eles vivem entre os tentáculos das caravelas, então habitam a zona superficial do mar e vivem nessa situação porque se alimentam do resto de comida deixada por elas", acrescenta Comin.

"Conforme crescem, o corpo [do peixe exótico] muda e eles passam a habitar oceanos abertos, podendo viver entre 200 e 1000 metros de profundidade na fase adulta, [mas] não se sabe o ciclo de vida desses animais. Não tem muito estudo a respeito dele", completa.

Fonte: G1 e Encyclopedia Britannica