Publicidade

Papa Leão XIV | Probabilidade matemática absurda confunde sobre autoria de tese

Por  | 

Compartilhe:
Edgar Beltrán/The Pillar /CC-BY-4.0
Edgar Beltrán/The Pillar /CC-BY-4.0

Robert Prevost, um americano formado em matemática, publicou um livro chamado Probabilidade e Explanação Teísta nos anos 1990, trabalhando com a ideia da existência de Deus e como a ciência pode ou não ser usada para concluir isso. Caso você tenha pensado que esse sujeito é o atual papa, Leão XIV, está muito enganado — esse é outro Robert Prevost. Sim: há duas pessoas com esse mesmo nome, formação e interesses teológicos.

Parte da confusão, que rendeu diversos veículos da mídia reportando a autoria do papa a livros e artigos escritos pelo seu homônimo, é o fato de que o outro americano também omitia seu nome do meio, por conveniência, na assinatura de suas obras. O nome completo do papa é Robert Francis Prevost, enquanto seu xará é Robert Ward Prevost.

As diferenças entre os Roberts

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O papa Leão XIV, quando ainda era Robert, concluiu sua formação em matemática em 1977, aos 22 anos, na Universidade de Villanova (Pensilvânia, Estados Unidos). Ele seguiu para estudos de mestrado enquanto lecionava física e matemática e foi ordenado sacerdote em 1982, quando terminou a pós-graduação, se licenciando dois anos depois e obtendo o título de doutor em 1987.

A questão é que Robert Francis Prevost parou por aí, seguindo a vocação de sacerdote, ganhando apenas um título de Doutor Honoris Causa em Humanidades pela Universidade de Villanova em 2014. Robert Ward Prevost, por outro lado, tem interesse em teologia, mas não é sacerdote. Ele se formou também em matemática, mas pela Universidade de Direito do Texas, lidando com probabilidades.

No livro Probabilidade e Explanação Teísta, o autor rebate os filósofos Richard Swinburne e Basil Mitchell ao afirmar que não haveria como usar teoremas probabilísticos para calcular a existência de Deus, como eles fazem, mas sim usar conceitos mais subjetivos e raciocínio informal, com intuição, por exemplo, para se conectar ao divino.

De forma irônica, uma probabilidade baixa — a de dois Robert Prevosts matemáticos e teólogos publicarem em períodos semelhantes com o mesmo nome — causou confusão recentemente. Agências internacionais e jornais de todo o mundo creditaram o livro e um artigo de 1992 ao novo papa erroneamente. Aqui pelo Canaltech, também noticiamos equivocadamente, valendo uma errata nesta matéria e na original, de 9 de maio.

Leia também:

VÍDEO: CELULAR SEGURO: o que é este app OFICIAL do governo?

Continua após a publicidade

 

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*