Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é um bioma?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 20 de Setembro de 2022 às 21h30

Link copiado!

Dieny Portinanni/Unsplash
Dieny Portinanni/Unsplash

Bioma é um conceito usado para definir uma comunidade de plantas e animais — a flora e fauna — que se desenvolvem em condições ambientais semelhantes, como os padrões climáticos e geologia. A expressão une as palavras gregas Bio (vida) e Oma (grupo ou massa).

Quando o assunto é meio-ambiente, preservação ambiental e ecologia, é recorrente escutar a palavra bioma. Por exemplo, no Brasil, os especialistas contabilizam seis grandes biomas, o que demostra a impressionante riqueza do nosso território. Entre os mais populares, estão a Amazônia e a Mata Atlântica, ambas sob o guarda-chuva generalista das Florestas Tropicais.

Pensando no mundo, as regiões próximas ao Ártico, como o norte do Canadá, da Europa e da Ásia, costumam abrigar regiões de Tundra. Enquanto isso, partes da África e da Ásia são tomadas por desertos, ou seja, ambientes muito secos e com pouca biodiversidade.

Continua após a publicidade

Entenda o que define um bioma

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) usa a seguinte definição para biomas: "um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação que são próximos e que podem ser identificados em nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria".

Os 6 biomas mais comuns no Brasil

Continua após a publicidade

Partindo da porcentagem que ocupam no território do Brasil, confira a lista dos seis biomas mais importantes no país, segundo levantamento do IBGE:

1. Amazônia

O bioma que ocupa a maior área do Brasil é a Amazônia, já que originalmente está presente em 49% do país. Juntando os territórios que se encontram nos países vizinhos, esta é a maior ­floresta tropical do mundo e, segundo o IBGE, "contém 20% da disponibilidade mundial de água e grandes reservas minerais".

Continua após a publicidade

Por lá, são pelo menos 13,3 mil espécies de plantas catalogadas e outras 5 mil espécies de animais, como anfíbios, aves e mamíferos. Os mais populares são os peixes, que somam 3 mil espécies.

2. Cerrado

Concentrado no Planalto Central, o Cerrado se espalha por aproximadamente 24% do território brasileiro — praticamente um quarto do país — e é conhecido como a Savana mais rica do mundo em biodiversidade. Atualmente, é um dos biomas mais ameaçados pela pecuária e pela agricultura intensiva.

Apesar de ter como símbolo máximo a onça-pintada e 2,4 mil espécies diferentes de animais, os peixes estão entre os animais com maior diversidade no bioma. São mil espécies diferentes. Enquanto isso, a flora conta com 12,6 mil espécies.

Continua após a publicidade

3. Mata Atlântica

Presente em 13% do território brasileiro, o bioma da Mata Atlântica é o que mais foi devastado no Brasil. Atualmente, menos de 25% de sua cobertura ­florestal original ainda está preservada.

Com a flora mais diversa, a Mata Atlântica apresenta mais de 18,7 mil espécies de plantas, tendo como símbolo a bromélia. Com 2,3 mil espécies de animais, as aves são as mais populares — mais de 900 já foram catalogadas.

Continua após a publicidade

4. Caatinga

O bioma Caatinga se estende por aproximada de 10% do país. Da sua área total, pelo menos 36% já foi alterado pela ação humana, que substituiu a vegetação natural por pastagens e áreas de agricultura.

Menos diverso que os biomas anteriores, já foram catalogadas 5,3 mil espécies da flora local. Entre os animais, são aproximadamente mil espécies, com o destaque para a jiboia.

5. Pantanal

Continua após a publicidade

O Pantanal ocupa cerca de 2% do território brasileiro. Apesar do tamanho, de acordo com o IBGE, este é "reconhecido como a maior planície de inundação contínua do Planeta Terra, constituindo o principal fator para a sua formação e diferenciação em relação aos demais biomas".

No momento, ainda é o bioma que está mais preservado. Neste cenário, pesquisadores já catalogaram 1,1 mil espécies da flora local e cerca de 970 animais.

6. Pampa

Continua após a publicidade

O Pampa é um dos menores biomas encontrados no Brasil, concentrado em 2% do território, especialmente na porção Sul. É marcado pela alta umidade do ar e por temperaturas negativas no inverno. Até o momento, foram contabilizados 1,6 mil espécies nativas na flora e cerca de 350 espécies de animais.

Fonte: Encyclopaedia Britannica IBGE