Nossas retinas são tão complexas que superam a engenharia, mostra estudo

Nossas retinas são tão complexas que superam a engenharia, mostra estudo

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 08 de Outubro de 2021 às 13h40
Victor Freitas/Unsplash

A estrutura de nossas retinas está quilômetros à frente de qualquer coisa que a engenharia possa alcançar até agora. As informações vêm de um artigo da Universidade Duke (EUA). Estudos anteriores mostram que a seleção natural foi responsável por moldar as retinas dos seres vivos.

Pesquisadores já chegaram a provar que as retinas de ratos e macacos são dispostas em um mosaico tridimensional de células que trabalham para construir a imagem. Agora, nesse novo estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, os pesquisadores começaram a entender esse conceito, e o analisaram por meio de simulações e cálculos matemáticos. “Os mosaicos não se sobrepõem apenas aleatoriamente", afirmam os pesquisadores.

(Imagem: Sharon McCutcheon/Unsplash)

“Estamos fazendo uma previsão de como milhares de células se organizam. As retinas do macaco e do humano são quase indistinguíveis. O fato de termos observado isso na retina do macaco nos dá uma confiança de que nossas retinas estão dispostas da mesma maneira”, acrescentam os estudiosos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Eles reiteram que a retina não é um mosaico só, mas sim uma série de mosaicos empilhados, sendo que cada um codifica algo diferente sobre o campo visual. O estudo reflete que a sobrevivência de animais como os ratos não depende das coisas que são fáceis de ver, mas sim daquilo que é mais difícil enxergar, por isso a retina se concentra em detectar esses detalhes mais complexos. O estudo completo pode ser observado aqui

Fonte: Duke University via Futurity

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.