NASA enviou LEGOs em missão a Júpiter

Por| 13 de Maio de 2016 às 15h48

NASA enviou LEGOs em missão a Júpiter

Uma missão que promete descobrir novas informações sobre o Sistema Solar e Júpiter, seu maior planeta, conta com um trio de tripulantes inusitados, feitos de plástico. Em uma parceria com a LEGO, a NASA enviou ao espaço três bonequinhos da famosa marca, que devem chegar à órbita do planeta no próximo dia 4 de julho.

As figuras representam Galileu Galilei, o primeiro responsável por observar o planeta, e também os deuses romanos Juno, que dá nome à nave, e Júpiter, que batizou o planeta devido à sua habilidade de se esconder sob nuvens para evitar ser detectado, assim como nosso companheiro de Sistema Solar, que tem uma espessa camada gasosa sobre sua superfície.

Em janeiro, a nave já havia batido o recorde de equipamento humano que mais longe chegou da Terra, alcançando uma distância de mais de 790 milhões de quilômetros daqui. Energizada pelo sol, ela fará 32 órbitas ao redor de Júpiter e diretamente sobre a camada de nuvens do planeta, enviando de volta informações sobre sua composição gasosa, campo magnético e a natureza da atmosfera.

A colocação de três bonecos LEGO no interior da aeronave é uma parceria entre a fabricante e a NASA. Eles podem não ter muita importância na missão, mas são voltados para incentivar a curiosidade das crianças e seu interesse em astronomia, ciência e tecnologia. A ideia é que notícias como esta que você está lendo agora as inspire a pesquisar mais sobre o Sistema Solar e a mitologia, apenas para começo de conversa.

Na história, Júpiter e Juno eram os reis do Olimpo – na Grécia, eram chamados de Zeus e Hera. Na nave, estão acompanhados de acessórios que representam suas personalidades – ele com um raio e ela com uma lupa, que simboliza seu poder de desaparecer. Já Galileu Galilei leva consigo uma luneta e o próprio planeta, de forma a representar sua descoberta.

Fonte: Tech Insider