MK-Ultra | O macabro experimento científico que inspirou Stranger Things

MK-Ultra | O macabro experimento científico que inspirou Stranger Things

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 27 de Maio de 2022 às 15h05
Netflix

O primeiro volume da quarta temporada de Stranger Things foi lançado nesta semana, na Netflix. A série traz à tona macabros experimentos científicos e psíquicos realizados com crianças, como é o caso da famosa Eleven, protagonista da série.

Mas e se te contarmos que vários programas experimentais da vida real se concentravam em possíveis habilidades psíquicas, e justamente serviram de inspiração para os criadores da série?

MK-Ultra: a inspiração da série

O MK-Ultra foi um projeto secreto da CIA que durou de 1953 a 1973, e contou com centenas de experimentos clandestinos para avaliar o uso potencial de LSD e outras drogas para o controle mental. Ao todo, o programa envolveu mais de 150 humanos, que às vezes nem sequer tinham consciência de que participavam de um estudo.

Muitos dos testes foram realizados em universidades, hospitais ou prisões nos Estados Unidos e Canadá, mas após uma série de testes, a droga foi considerada imprevisível demais para uso em contra-inteligência. O MK-Ultra também incluiu experimentos com MDMA, heroína, metanfetamina e até algumas espécies de cogumelo.

A ideia do projeto, situado em plena Guerra Fria, era explorar técnicas de controle mental que poderiam dar aos Estados Unidos uma vantagem. A esperança era que o LSD pudesse servir como uma espécie de soro da verdade, e então utilizado em agentes inimigos.

Stranger Things é inspirado em experimentos da vida real, que testavam a capacidade psíquica sob uso forçado de drogas (Imagem: Divulgação/Netflix)

Um pouco de Project Star Gate

Os irmãos Duffer, criadores de Stranger Things, também se inspiraram no chamado Project Star Gate, nesse caso destinado a usar fenômenos psíquicos e sobrenaturais para espionagem e uso militar, buscando conceitos como telepatia e "visão remota" (em que a ideia era espionar outro local, usando a mente) e psicocinese (também conhecida como telecinese, a capacidade de mover objetos com a mente).

Os arquivos da CIA sugerem que os responsáveis ​​pelo projeto acreditavam ter tido algum sucesso, mas a organização trabalha com a teoria de que os estudos que indicavam a veracidade dessas habilidades psíquicas, na verdade, foram adulterados pelos próprios cientistas.

Quarta temporada

A quarta temporada acontece seis meses após o conflito de Starcourt, em que a cidade foi tomada por um rastro de terror e destruição. "Os efeitos da batalha são sentidos pelo grupo de amigos, que se separam pela primeira vez, enquanto passam por um período turbulento típico da adolescência na escola. Em um momento em que todos estão mais vulneráveis, uma nova ameaça sobrenatural surge. No entanto, o novo mistério pode conter a resposta para acabar com os terrores do Mundo Invertido", conforme indica a sinopse.

O primeiro volume da quarta temporada de Stranger Things chega em 27 de maio, com nove episódios no total, cada um contando com mais de uma hora de duração. O segundo volume estreia em julho, com os 2 capítulos finais.

Confira o trailer final:

Fonte: History, New York Post, IndependentScience Focus

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.