Publicidade

Minhoca de um metro de comprimento é encontrada na Nova Zelândia

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Setembro de 2022 às 12h25

Link copiado!

 DisobeyArtPh/Envato
DisobeyArtPh/Envato

Imagina estar no seu quintal tranquilamente e encontrar uma minhoca de um metro de comprimento? Foi o que aconteceu com um menino de nove anos da Nova Zelândia, nesta semana. A minhoca já estava morta quando foi encontrada, mas isso não diminuiu a empolgação de se deparar com algo tão inusitado.

O garoto, chamado Barnaby Domigan, estava brincando no quintal de casa quando notou algo balançando na água do leito de um rio próximo. Ele pegou uma vara, pescou e descobriu a minhoca. Os cientistas acreditam que seja uma espécie de minhoca nativa.

“Existem algumas minhocas nativas muito grandes conhecidas – um metro não está além das fronteiras da razão”, diz John Marris, curador da coleção de pesquisa de entomologia da Universidade Lincoln, na Nova Zelândia. Ainda assim, o especialista ressalta que é incomum encontrar uma minhoca gigante em um jardim. Normalmente, essas espécies vivem em áreas não perturbadas, como florestas.

Continua após a publicidade

Entre as mais de 200 espécies de minhocas da Nova Zelândia, e a maior é uma criatura raramente vista chamada Anisochaeta gigantea, que chega a ter quase um metro e meio de comprimento. Ao todo, mais de 7 mil espécies de minhocas existem em solos úmidos em todos os continentes, exceto na Antártida.

O especialista ressalta que o título de maior espécie de minhoca do mundo vai para a Megascolides australis, que tem cerca de um metro e oitenta de comprimento. O verme está listado como ameaçado de extinção na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e enfrenta ameaças como toxinas, distúrbios em seu habitat e mudanças na hidrologia que podem causar inundações ou secagem do solo. Quanto à minhoca encontrada no jardim de Domigan, sua espécie exata não foi oficialmente confirmada.

Fonte: RNZ via Smithsonian Magazine