Marcas fossilizadas encontradas no Tibete eram arte de crianças pré-históricas

Por| Editado por Luciana Zaramela | 17 de Setembro de 2021 às 10h30

Matthew Bennett/Bournemouth University

Pegadas fossilizadas já foram, e ainda serão, encontradas no mundo todo. Mas além das marcas de pés, os pesquisadores já encontraram também marcas feitas com as mãos, e a última descoberta aconteceu no Tibete. Cientistas encontraram impressões manuais e pegadas que foram feitas por crianças há cerca de 169 mil a 226 mil anos a.C.

Com isso, a descoberta se torna a evidência mais antiga de arte humana encontrada no mundo. A equipe de pesquisadores diz que as marcas pré-históricas são exemplos de arte Parietal, que consistem em pinturas, desenhos e gravuras em superfícies rochosas de caverna, ainda que as impressões em questão não tenham acontecido em uma.

As pegadas e marcas de mão foram encontradas em travertinos de uma fonte termal, muito bem preservadas. Um travertino consiste de calcário de água doce, geralmente usado em estruturas e decoração de banheiros. Quando amolecido, é fácil deixar uma impressão que, no futuro, é endurecida como rocha. Os pesquisadores encontraram cinco marcas de mão e cinco de pés, possivelmente feitas de forma proposital. Pelos tamanhos, a arte teria sido feita por crianças de sete anos (as pegadas) e cerca de 12 anos (as mãos). Eles chegaram na estimativa de idade relacionando os tamanhos dos traços com os dados de crescimento modernos.

Também foi feita a datação radiométrica do calcário com base na decomposição do urânio, e as marcas, então, teriam acontecido em meados da Idade do Gelo. A região em que as impressões foram encontradas tem cerca de 4.200 metros de altitude, que pode ter realmente sido bastante gelada na época. O que não se sabe era se as crianças pertenciam à nossa espécie, Homo sapiens, ou talvez eram de outra já extinta. Naquele planalto, já foram encontradas evidências de humanos arcaicos conhecidos como hominídio de Denisova.

Você pode conferir o estudo completo aqui