Lixo espacial cairá na Terra nesta sexta-feira 13

Por Redação | 13 de Novembro de 2015 às 08h11

Foi confirmado que nesta sexta-feira (13), por volta das 16h (no horário de Brasília), um objeto considerado lixo espacial “cairá” na região do Sri Lanka, região localizada ao sul da Índia. “Cairá” entre aspas, pois o WT1190F será completamente desintegrado ao entrar na atmosfera da Terra, sem que haja nenhum tipo de impacto no chão ou na água.

O objeto foi descoberto em fevereiro de 2013, mas cientistas suspeitam que ele esteja na órbita terrestre desde 2009. Ainda não se sabe exatamente o que é o tal objeto e tampouco sua origem, mas ele é considerado lixo espacial - portanto, um objeto confeccionado pelo homem. A Agência Espacial Europeia (ESA) suspeita que o WT1190F seja um pedaço de um tanque de combustível que já fez parte de um foguete enviado ao espaço, tendo se tornado lixo espacial após seu descarte.

WT1190F

O WT1190F é um pedaço de lixo espacial detectado em 2013 por pesquisadores da Universidade do Arizona (Reprodução: Catalina Sky Survey)

O impacto acontecerá na região do Sri Lanka, que faz parte do subcontinente indiano, e os habitantes locais poderão acompanhar o fenômeno raro a olho nu. Mas, graças à tecnologia, pessoas de qualquer região do mundo também poderão assistir ao acontecimento ao vivo pelo site do observatório Slooh, que prometeu realizar a cobertura online. Apesar da colisão não ser algo realmente preocupante, já que o objeto será queimado pela nossa atmosfera, o governo do Sri Lanka já programou a tomada de algumas providências importantes, como a interrupção temporária de voos na região.

Nicholar Moskovitz, astrônomo do Observatório Lowell, explica que “infelizmente, o evento acontecerá por volta do meio dia [no horário do leste europeu], o que significa que o Sol estará em seu auge, mas o objeto provavelmente brilhará no céu como uma lua cheia”.

Essa é a primeira vez que sabemos com exatidão quando um pedaço de lixo espacial se chocará com a atmosfera terrestre, e cientistas de todo o mundo esperam usar suas observações para aprimorar futuras previsões, o que será importante para determinar possíveis zonas de perigo no futuro.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.