Publicidade

Inédito: transplante com células-tronco restaura visão de três pessoas

Por  | 

Compartilhe:
Prostock-studio/Envato
Prostock-studio/Envato

Três pessoas tiveram a visão restaurada após receberam um transplante de células-tronco. A pesquisa, feita por cientistas japoneses do departamento de oftalmologia da Osaka University, foi publicada neste mês na revista científica The Lancet.

As melhorias apresentadas após o procedimento persistiram por mais de um ano. Uma quarta pessoa com visão gravemente prejudicada também passou pelo transplante e obteve melhorias na visão, mas o efeito não durou. 

O grupo é o primeiro a receber transplantes feitos de células-tronco reprogramadas para o tratamento de córnea, a superfície externa transparente do olho. Dois anos após receber o procedimento, nenhum deles apresentou efeitos colaterais graves.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Os enxertos não formaram tumores, que é um risco conhecido, e não mostraram sinais de rejeição, mesmo em dois pacientes que não receberam medicamentos imunossupressores. Apesar do sucesso, mais transplantes são necessários para ter certeza da segurança da intervenção

Reprogramação celular

A camada mais externa da córnea é mantida por um reservatório de células-tronco alojadas no anel limbar, o anel escuro ao redor da íris. Quando essa fonte essencial de rejuvenescimento se esgota, uma condição conhecida como deficiência de células-tronco limbares (LSCD), o tecido de cicatrização reveste a córnea, levando à cegueira.

Geralmente, isso acontece como consequência de um trauma no olho do desenvolvimento de doenças autoimunes ou genéticas.

Os tratamentos para LSCD são limitados. Eles normalmente envolvem o transplante de células da córnea derivadas de células-tronco obtidas do olho saudável de uma pessoa, o que é um procedimento invasivo com resultados incertos. Quando ambos os olhos são afetados, transplantes de córnea de doadores falecidos é uma opção, mas às vezes são rejeitados pelo sistema imunológico do receptor.

Veja também:

Fonte: The Lancet  

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*