Publicidade

IA reconhece emoções melhor do que humanos — especialmente em situações difíceis

Por  | 

Compartilhe:
Freepik
Freepik

Ironicamente, a IA reconhece emoções melhor do que humanos. Essa é a descoberta apresentada em um novo estudo publicado na revista Communications Psychology. Os cientistas das universidades de Genebra (UNIGE) e Berna (UniBE),  aplicaram testes clássicos de inteligência emocional (IE) a modelos de linguagem como ChatGPT-4, Claude 3.5 Haiku e Gemini 1.5 Flash, comparando seus resultados ao desempenho humano.

Os testes simulavam cenários para que o participante selecionasse a reação mais adequada para acalmar ou resolver a situação, e os pesquisadores descobriram que as IAs acertaram a resposta considerada “mais apropriada” em 81% dos casos, enquanto os humanos atingiram uma média de 56%. 

Os modelos também demonstraram capacidade de criar novas questões emocionalmente relevantes, que foram avaliadas por especialistas humanos como comparáveis às originais, em termos de dificuldade e propósito.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

IA entende emoções?

Apesar dos resultados impressionantes, os autores destacam que a superioridade da IA em testes estruturados não significa necessariamente que esses sistemas "compreendam" emoções da mesma forma que os humanos.

A IA se destaca em reconhecer padrões linguísticos e comportamentais que se repetem, mas ainda carece da vivência subjetiva e da empatia genuína envolvidas nas interações humanas reais.

Apoio emocional

O estudo sugere que, embora a IA não possua emoções ou consciência, sua habilidade de mapear e responder a padrões emocionais com consistência e rapidez pode torná-la uma ferramenta poderosa para apoio emocional, especialmente em contextos de alta carga afetiva. De qualquer forma, vale observar que a terapia no ChatGPT oferece riscos e preocupa o Conselho Federal de Psicologia

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO | O Gemini é muito bom (e isso é um problema)