Guitarrista do Queen é o novo colaborador da NASA

Por| 04 de Agosto de 2015 às 17h21

Guitarrista do Queen é o novo colaborador da NASA

Brian May, guitarrista, compositor e fundador do Queen, parece não estar contente em ser "somente" uma lenda viva do rock mundial, como também quer deixar sua marca no mundo científico. O músico também é astrofísico e é o mais novo colaborador da NASA.

O astrofísico britânico Dr. Brian May, também conhecido como lenda viva do rock e guitarrista do Queen, em reunião no QG da NASA, em Washington, D.C, junto à equipe da sonda New Horizons. (Reprodução: NASA/Joel Kowsky)

A sonda New Horizons foi lançada pela Agência Espacial norte americana em 2006, viajou 4.888 bilhões de quilômetros e, neste ano, chegou à menor distância possível de Plutão, transmitindo para a Terra imagens incríveis do planeta anão. Algumas delas, feitas pelo próprio roqueiro, que abandonou os estudos científicos na década de 1970 para se dedicar à banda. May retomou a carreira acadêmica em 2007 e conseguiu se tornar doutor em astronomia.

Imagem estereoscópica de Plutão, capturada pelos olhos de Brian May. (Reprodução: NASA/JHUAPL/SWRI)

O músico foi convidado pela NASA para conhecer a equipe da New Horizons e, durante três dias, participou de estudos para a interpretação de dados coletados pela sonda. Alan Stern, principal investigador da missão, convidou May para novas visitas, nomeando o guitarrista e astrofísico como colaborador científico da New Horizons.

Em seu blog, Brian May conta que a equipe o tratou como se fosse da família, e que se sentiu "privilegiado à enésima potência". Sobre a foto que captou de Plutão, o guitarrista compartilhou que pôde "montar duas imagens em uma única figura estereoscópica, ajustando as orientações e as cores por olho". "Foi definitivamente a primeira imagem real em alta qualidade já feita de Plutão em toda a história", conta com orgulho.

Em seu canal no YouTube, a equipe da New Horizons publicou um vídeo estrelando o Rockstar, que explica como obteve as imagens do planeta anão: