Genoma humano é sequenciado de forma completa pela primeira vez, diz estudo

Genoma humano é sequenciado de forma completa pela primeira vez, diz estudo

Por Natalie Rosa | Editado por Luciana Zaramela | 09 de Junho de 2021 às 13h20
iuriimotov/Freepik

Pela primeira vez na história, cientistas dizem ter conseguido sequenciar o genoma humano por inteiro. De acordo com o estudo, publicado na plataforma científica BioRxiv e que ainda precisa passar pela revisão por pares, foi possível obter 8% do DNA humano faltante. A descoberta foi feita pelo consórcio de pesquisa Telomere-to-Telomere (T2T), usando o DNA da linhagem celular CHM13 de um tumor benigno de útero.

O genoma humano completo conta com 3.055 bilhões de pares, que são bases nitrogenadas representadas por letras que precisam ser identificadas e posicionadas na região certa da fita de DNA. A primeira vez em que cientistas chegaram perto disso foi em 2001. Os pesquisadores chegaram à conquista utilizando tecnologias diferentes de sequenciamento, pertencentes às empresas Pacific BioSciences, norte-americana, e Oxford Nanopore, britânica.

Imagem: Reprodução/iLexx/Envato

De acordo com Karen Miga, co-autora do estudo, os cientistas tinham em mãos duas cópias dos mesmos 23 cromossomos para conduzir a pesquisa, e ela diz que o próximo passo será fazer o sequenciamento de um genoma diploide, que conta com 46 cromossomos. Com a conquista, já foi possível incrementar o número de sequência de bases de DNA de 2,92 bilhões para 3,05 bilhões.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Você pode conferir o estudo da descoberta neste link

Fonte: IFLScience

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.